Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LÚCIA DIAS

DISCENTE : VERA LÚCIA DIAS
DATA : 02/09/2021
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

O GÊNERO CRÔNICA EM SALA DE AULA: uma proposta de escrita para alunos do 9º ano do ensino fundamental

Ensino de Língua Portuguesa. Competência escritora. Produção do gênero crônica

Esta dissertação objetiva apresentar uma proposta de intervenção direcionada aos professores de Língua Portuguesa, na perspectiva de auxiliar na formação escritora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Alicerçados na leitura de crônicas, os professores deverão aplicar atividades que promovam a competência escritora dos alunos utilizando o gênero crônica em sala de aula como artefato para a produção textual e, em seguida, identifiquem os vários tipos de crônica; entendam a função social do gênero crônica; produzam textos individuais e coletivos a partir das reflexões sobre as crônicas lidas; escrevam crônicas; compreendam a necessidade da leitura para o desenvolvimento da competência escritora.

Para o desenvolvimento da proposta de intervenção, pautada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), uma vez que a problemática que envolve a leitura e a escrita que surge na sala de aula, devendo ser, portanto, investigada e retomada pelas partes envolvidas – professor e alunos. A partir da análise do manual do professor da coleção, Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2018) – 7º ano – das autoras, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, desenvolvemos um conjunto de atividades propositivas. Diante do exposto, esperamos contribuir com os docentes no sentido de conduzir, reflexivamente, os alunos para a importância da Língua Portuguesa nas práticas escolares diárias, mostrando meios para melhorar a escrita desses discentes através da abordagem do gênero crônica.

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 29/08/2021 09:57