Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA DUARTE LIMA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANA DUARTE LIMA COSTA
DATA : 30/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

 

 

 

 O GÊNERO DEPOIMENTO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

 Ensino de Língua Portuguesa. Produção escrita. Gênero depoimento.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

 

 

Nosso objetivo geral é apresentar uma proposta interventiva para o ensino da produção escrita do gênero depoimento, que permita um aprendizado significativo dos aspectos linguísticos e da expressão de pontos de vista sobre questões sociais sugeridas e analisadas no contexto da sala de aula de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, anos finais, de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Salvador-BA, oportunizando atitudes que favoreçam a formação cidadã. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) construir uma sequência didática como elemento sistematizador da prática pedagógica para o ensino da produção textual escrita; b) desenvolver a produção escrita de textos do gênero depoimento, a partir da leitura e análise de temas sobre os quais os alunos exporão suas opiniões, discutindo com respeito e atitudes colaborativas; c) Propor atividades de escrita e reescrita do gênero depoimento nas quais os alunos possam construir textos coerentes com a proposta da língua padrão; e d) propor, como produção final, a apresentação dos depoimentos escritos no Mural da turma no ambiente virtual Google Sala de Aula. Para consecução dos objetivos da proposta de intervenção firmamo-nos numa perspectiva metodológica que tomou como inspiração a pesquisa ação (Thiolent,1986); Tripp (2005) por entendermos a relevância da participação conjunta de professores e alunos na construção de saberes no cotidiano da sala de aula e numa abordagem qualitativa pautada nos estudos de (Bodgan; Biklen,1994) na qual buscamos subsídios para analisar as ações pedagógicas propostas para a realização da sequência didática em função de uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica está alicerçada em Bakhtin (1997; 2003), Perelman; Olbrechts-Tyteca (2005), Marcuschi (1998, 2008), Geraldi (1996, 2004 e 2005), Antunes (2003, 2005, 2007, 2009, 2010), Riolfi (2008, 2014), Schneuwly; Dolz (2004), Silva (2016), dentre outros. Além das orientações trazidas pelos documentos oficiais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Como resultados da intervenção vislumbramos que os alunos possam refletir sobre temas sociais, elaborando pontos de vista e argumentos e que aprendam a produzir textos e construir os sentidos registrando-os na forma de gênero depoimento.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 20/07/2021 11:32
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