Banca de DEFESA: SARA ALEXANDRE FERREIRA

LOCAL: Banca Virtual Google meet

A CONCORDÂNCIA VERBAL NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERATIVA

PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Norma culta e gramática. Variação linguística. Concordância verbal. Ensino de Língua Portuguesa.

Dentre as várias atribuições que as aulas de Língua Portuguesa proporcionam, uma delas é também ensinar aos alunos a norma culta, oferecendo-lhes a oportunidade de aprimorar o conhecimento gramatical ao escrever gêneros textuais em que precisam utilizar adequadamente as regras prescritivas. No que concerne ao uso da concordância verbal, devemos levar em conta a riqueza da variação linguística no sentido de orientar os discentes a reconhecer as diferenças dialetais que têm considerando o contexto em que se encontram e as condições de produção textual apresentadas. Para tanto, nosso objeto de pesquisa diz respeito ao uso da concordância verbal na produção de textos dos alunos. E como objetivo geral deste trabalho apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica sobre o uso da concordância verbal na produção escrita dos gêneros música e notícia em seus respectivos contextos de interação. Em termos específicos, nos propomos a: identificar casos de variação linguística da concordância verbal em textos do gênero música; aplicar as regras gramaticais prescritivas do uso da concordância verbal em produção de textos do gênero notícia; e por fim, distinguir nos gêneros música e notícia o uso da concordância verbal nas variedades culta e popular, adequando-o devidamente em cada contexto interacional. O cenário escolhido para esta pesquisa foi uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza-CE, cujos participantes são os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia da nossa proposta, trata-se de uma pesquisa-ação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; THIOLLENT, 2011) com abordagem qualitativo-interpretativista na geração de dados. (BODGAN; BIKLEN, 1994). Em relação aos instrumentais de operacionalização, propomos: um questionário (diagnóstico), fotografias das ações de todo o processo pedagógico e registros documentados no diário de campo. Também compõem o corpus do nosso trabalho os textos produzidos pelos alunos, aplicados e desenvolvidos nas etapas da sequência didática, nos termos propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso referencial teórico é estruturado nos conceitos de: língua e linguagem (CAMPOS, 2014; KOCH, 2015; AVELAR, 2017; TERRA, 2018); tipos de norma linguística (BAGNO, 2001; 2002; 2003; FARACO, 2008; FARACO; ZILLES, 2017) e gramática da Língua Portuguesa (TRAVAGLIA, 2000; 2004; FRANCHI, 2006; BRITTO, 2007; BAGNO, 2001a; 2001b; 2009a); a variação linguística nos diversos contextos de interação de fala e de escrita (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2019; BAGNO, 2007; 2009b; 2013; 2015; COELHO et al., 2015); os pressupostos conceituais e teóricos de gêneros textuais (ANTUNES, 2009; 2014; 2017; MARCUSCHI, 2010); e por fim, o tratamento da concordância verbal em gêneros textuais escritos (TRAVAGLIA, 2000; 2004; MELLO, 2005; AZEREDO, 2018). Desse modo, esperamos que a aplicação das regras da concordância verbal dos gêneros textuais música e notícia seja uma oportunidade para o aluno lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos do dia a dia, uma vez que tudo que fazemos linguisticamente é feito por meio de algum gênero. Para tanto, sugerimos que o professor de Língua Portuguesa explore em sala de aula a variabilidade da concordância verbal, considerando que esta prática pode proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver sua competência linguística e comunicativa de maneira mais consciente e em diferentes situações de interação de fala e de escrita, correspondendo, desta forma, às expectativas da presente proposta interventiva.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Externa à Instituição - SIMONE DÁLIA DE GUSMÃO ARANHA - UEPB
Notícia cadastrada em: 11/05/2021 15:08