Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RAMIRO BRAGA CARNEIRO

DISCENTE : JOSÉ RAMIRO BRAGA CARNEIRO
DATA : 28/12/2020
LOCAL: Banca Virtual Google meet

NOTÍCIAS EM BLOGS: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Blog. Notícia. Norma culta.

Nas aulas de Língua Portuguesa, principalmente nas que trabalhamos produção de textos, observamos a dificuldade encontrada pelos alunos em escrever e como escrever, por não haver, muitas vezes, um contexto que norteie e facilite a escrita e proporcione o uso da norma culta. Propomos, então, a produção de notícias em blog, associando o prazer dos alunos no uso de ferramentas digitais à necessidade da utilização de registro culto. A pesquisa será desenvolvida em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Fortaleza/CE. Metodologicamente, pauta-se na pesquisa-ação com base em Gil (1999); Ibiapina (2016); Thiollent (2011), com abordagem qualitativa na construção de dados proposta por Bogdan e Biklen (1994) e através de uma sequência didática, com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os textos publicados pelos alunos no blog comporão o corpus dessa pesquisa, seguindo as etapas da escrita processual propostas por White e Arndt (1995) e referencial teórico nos conceitos de Neves (2002), Antunes (2007) e Bakhtin (2003), além das orientações contidas na BNCC. O objetivo desta pesquisa consiste na tentativa de, através do uso de ferramentas midiáticas, motivar o ato da escrita nos alunos e discutir características do gênero notícia na sala de aula, ampliando, dessa forma, o conhecimento sobre sua função social, seu contexto de produção, sua organização composicional e suas marcas linguísticas. Esperamos além de proporcionar o desenvolvimento da prática da escrita, proporcionar aos educandos o reconhecimento da importância do ensino da gramática e de seu uso, em diferentes situações de registro.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ