Banca de DEFESA: LIZANDRA APARECIDA DE AZEVEDO SILVA

DISCENTE : LIZANDRA APARECIDA DE AZEVEDO SILVA
DATA : 23/09/2020
LOCAL: Ambiente virtual

LETRAMENTOS A PARTIR DE ATIVIDADES DE TRABALHO: UM POSICIONAMENTO AXIOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Letramentos. Gênero Discursivo Memórias Literárias. Ensino de Língua Portuguesa.

Este trabalho trata de práticas de escrita com o gênero memórias literárias a partir do resgate de letramentos em atividades de trabalho e relatos dos pais ou de outros membros da família dos alunos, na perspectiva de melhorar o desempenho da turma no tocante à escrita. O principal objetivo é investigar o impacto das práticas de escrita desenvolvidas pelos discentes, a partir de intervenção com o uso do gênero discursivo memórias produzido com foco nos letramentos de trabalho vivenciados pelos pais e responsáveis pelos alunos. Em termos específicos, estabelecemos: mapear as profissões ou atividades laborais apresentadas nas produções escritas; analisar as memórias produzidas pelos alunos considerando o propósito comunicativo do gênero e seus aspectos como conteúdo temático, estrutura composicional e estilo, como também identificar os avanços presentes na escrita dos alunos ao produzirem exemplares do gênero em estudo. A pesquisa ocorreu em uma turma de alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Acari-RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa de dados (BODGAN; BIKLEN, 1994). Para tanto, tomamos como aportes teóricos os fundamentos advindos dos Estudos de Letramento como práticas sociais (KLEIMAN, 2012; SOARES, 2001; ROJO; OLIVEIRA, 2008), assim como dos Letramentos de trabalho (PAZ, 2008), Projeto Didático de Gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) e a teoria dos Gêneros Discursivos (BAKHTIN, 2003), mais especificamente com ênfase no Gênero Discursivo Memórias Literárias (CLARA; ALTENFELDER; ALMEIDA, 2010) como artefato material nas práticas de letramento e a concepção do processo de escrita e reescrita (RUIZ, 2010). Os resultados da investigação desenvolvida através do Projeto Didático de Gênero apontam para a melhoria das práticas de escrita dos alunos levando-se em conta que as produções apresentadas contemplaram avanços quanto ao atendimento de aspectos ligados ao conteúdo temático, estrutura composicional e estilo. Vale ressaltar também que o gênero abordado contribuiu significativamente para a participação dos alunos na produção das atividades, haja vista que os partícipes da pesquisa interagiram com letramentos em atividades de trabalho desenvolvidas por seus pais ou responsáveis, como uma forma de situá-los no contexto atual, o que os conduziu a um posicionamento axiológico e identitário na construção do gênero discursivo memórias literárias. Outra contribuição deste trabalho foi o mapeamento das profissões dos pais (ou responsáveis), o qual possibilitou para que os alunos pudessem identificar práticas de leituras e escritas com forma de valorização desse conhecimento nos diversos campos de atuação da atividade humana.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externa ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externa à Instituição - NADIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO - UERN
Notícia cadastrada em: 14/09/2020 14:10