Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTONIO DE FARIAS DANTAS

DISCENTE : MARCOS ANTONIO DE FARIAS DANTAS
DATA : 11/03/2020
LOCAL: IMD - CIVT - sala B321

A COMPETÊNCIA LEITORA A PARTIR DE TEXTOS MULTIMODAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Competência leitora. Leitura multimodal. Gênero charge.

A leitura é uma prática social indispensável para a formação de cidadãos críticos e participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, socialmente nos defrontamos com diversos textos constituídos de múltiplas linguagens, as quais demandam de seus leitores uma competência leitora multimodal para dar conta dos sentidos manifestados por esses textos. Assim sendo, a charge se apresenta como um dos textos multimodais capaz de contribuir para a formação de um leitor crítico e atuante. Em razão disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar o processo de leitura de textos multimodais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com base na aplicação de uma sequência didática com o gênero charge. Para tanto, realizaremos uma intervenção pedagógica que se firma na concepção de gêneros enquanto práticas sociais discursivas Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008) como base para o estudo dos Gêneros Textuais. No que concerne às concepções de leitura e escrita e as perspectivas para o ensino e aprendizagem da atividade leitora, utilizaremos os estudos de Solé (1998), Geraldi (2012), Kleiman (2000), Koch e Elias (2010) e Antunes (2010, 2017). Os aportes teóricos sobre multiletramentos e multimodalidade firmam-se nas concepções de Rojo (2004, 2012, 2015) e Flôres (2002). Já o aparato metodológico terá como base a pesquisa-ação, orientando-se pelos pressupostos de Thiollent (2011), a partir da qual empreendemos uma  abordagem qualitativa para tratar os dados obtidos com o estudo, fundamentando essa abordagem em Bortoni-Ricardo (2013), Lüdke e André (1986), através de uma análise descritiva, analítica e interpretativa; e, para a intervenção, utilizaremos a proposta de Sequência Didática desenvolvida por Dolz; Noverraz; Schneuwly (2010), bem como as orientações sobre o ensino, propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e pela BNCC (2018). Com isso, esperamos contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura de multimodais, incidindo diretamente sobre a competência leitora dos participantes da pesquisa. Além disso, que a Sequência didática proposta sirva para que outros profissionais se inspirem e busquem desenvolver a competência leitora multimodal em seus alunos.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO