Banca de DEFESA: JEDIAEL FERREIRA DA COSTA

DISCENTE : JEDIAEL FERREIRA DA COSTA
DATA : 29/11/2019
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - SALA DE MULTIMEIOS

A coesão sequencial em textos no gênero carta aberta: uma proposta de intervenção no ensino fundamental

Ensino de Língua Portuguesa. Gênero textual Carta aberta. Coesão sequencial.

Este trabalho está relacionado com a nossa inquietação enquanto docente de Língua Portuguesa, especificamente com a questão de como tornar o ensino prazeroso e significativo para o aluno, de maneira que o seu propósito na escola transcenda a mera aprovação escolar. Com regularidade, o estudante tem apresentado algumas dificuldades em reconhecer a organização composicional dos gêneros textuais, assim como de estabelecer as conexões por meio dos conectores de coesão sequencial, inviabilizando em algumas situações a continuidade de sentido do texto. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso dos mecanismos coesivos na produção escrita no gênero textual Carta aberta realizada por alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola do município de Picuí, Paraíba. Selecionamos como objetivos específicos, identificar a infraestrutura geral de textualização do gênero Carta Aberta; caracterizar os elementos de coesão sequencial nos textos produzidos; analisar a função desses elementos coesivos na construção dos sentidos do texto. As bases teóricas que fundamentam essa pesquisa se pautam nos estudos textuais interativos desenvolvidos por Koch e Elias (2006; 2010), Koch (2002; 2011; 2013), Marcuschi (2005; 2008), Antunes (2005; 2009; 2010), Geraldi (2011), entre outros. Quanto aos aspectos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa e interpretativa, com base nos estudos de Flick (2009), Fonseca (2002), Marconi e Lakatos (2011), além de outros. Esta investigação, do ponto de vista da tipologia de pesquisa, atende aos princípios da pesquisa ação, em conformidade com os estudos de Thiollent (2011), caracterizada pela intervenção do professor regente na sala de aula sob sua responsabilidade. Os dados da pesquisa foram gerados a partir da aplicação de uma sequência de atividades desenvolvidas com base nas orientações modulares de Dolz, Schneuwly e Noverraz, (2004), através da qual os alunos produziram uma versão inicial e uma versão final da Carta Aberta. Nas produções iniciais buscamos identificar e analisar a infraestrutura geral de textualização da Carta aberta, com foco nas relações semânticas estabelecidas pelos conectores de coesão sequencial, tendo em vista uma intervenção pedagógica mediada pela aplicação de uma SD. Na versão inicial, os alunos se apropriaram de alguns conectores com o objetivo de estabelecer as relações semânticas pertinentes; no que concerne a produção final, foram constatados novos conectores, desse modo expandindo o uso dos elos de ligação, proporcionando a implementação de novas relações semânticas e, consequentemente, contribuindo para o estabelecimento da coesão textual. Com relação ao Gênero textual, constatamos que, de modo geral, os alunos produziram textos adequados às especificações da Carta aberta. Desse modo, os dados convergem para a consecução dos objetivos pretendidos, uma vez que os alunos puderam ampliar o uso de conectores, como também escrever uma Carta Aberta, de modo que fosse compreendida pelos usuários.

Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interna - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO