Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS MEDEIROS DE SOUZA

DISCENTE : FRANCISCO DAS CHAGAS MEDEIROS DE SOUZA
DATA : 04/10/2019
LOCAL: A definir

LETRAMENTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM ENUNCIADOS DE QUESTÕES DE ATIVIDADES AVALIATIVAS

Letramento. Leitura e compreensão. Gênero enunciado de questões. Pesquisa-ação.

Utilizar a linguagem de modo proficiente, atendendo às necessidades impelidas pelas interações sociais, é uma necessidade à qual o ensino de Língua Portuguesa busca atender, de maneira que assume como principal objetivo de suas aulas a ampliação da competência referente à leitura e compreensão de textos, materializados nos mais diversos gêneros utilizados nos mais diferentes contextos de uso da língua. No que tange ao uso da referida competência em sala de aula de quaisquer disciplinas, verifica-se, contudo, uma dificuldade bastante significativa por parte dos alunos quando solicitados a responder as questões de atividades avaliativas, sendo apresentado elevado grau de incompreensão diante dos Enunciados de Questões. Em função disso, este estudo tem por objetivo investigar os aspectos que dificultam a compreensão dos alunos na leitura de enunciados de questões de atividades avaliativas. Para tanto, é desenvolvido um Projeto Didático de Gêneros (PDG) a fim de contribuir com o melhor desempenho do aluno na leitura e compreensão dos enunciados de questões. Esta pesquisa é realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de ensino na Cidade do Natal – RN e assume uma abordagem de cunho qualitativo com foco na pesquisa-ação, fundamentada nas perspectivas de Bodgan; Biklen (1994), Flick (2009) e Thiollent (2005). No que concerne à fundamentação teórica, concebe-se a leitura, bem como seu ensino, a partir dos construtos de autores como Solé (2013; 2014), Antunes (2003), Alliende; Condemarín (2005) e Koch; Elias (2009); toma-se como suporte acerca da concepção de texto os estudos de Koch (2015; 2016), Antunes (2010) e Marcuschi (2008); discute-se os gêneros seguindo os pressupostos de Bakhtin (2010 [1992]) e Bronckart (1999); e aborda-se o gênero enunciado de questões a partir das abordagens de Paz (2001) e Lino de Araújo (2017). A partir dos resultados da pesquisa, ora em execução, pretende-se amenizar as dificuldades de compreensão dos alunos em relação aos enunciados de questões de forma a obterem melhores resultados nas atividades avaliativas e, consequentemente, a ampliação da competência leitora e compreensiva dos alunos para as variadas situações comunicativas cotidianas.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO