Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZÂNDRA MEDEIROS DOS SANTOS

DISCENTE : LIZÂNDRA MEDEIROS DOS SANTOS
DATA : 28/06/2019
LOCAL: Sala B1

DA LEITURA DE MEMÓRIAS AO REGISTRO: O DIÁRIO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

Leitura. Letramento literário. Memória Literária. Diários de leitura.

Este trabalho tem como objetivo geral interpretar a efetivação das ações de letramento literário no 8º ano do Ensino Fundamental II, a partir do uso de uma sequência didática básica com o gênero Memórias Literárias e o Diário de Leitura, promovendo, junto aos alunos, situações de leitura que ultrapassem os muros da escola. Como objetivos específicos, temos: analisar a aplicação da sequência didática básica, com o gênero Memória Literária, buscando promover  o contato do aluno com  a leitura literária; interpretar o desenvolvimento das práticas de leitura literária, a partir da análise da intervenção com  estudo de Memórias Literárias e do uso do Diário de Leitura; e, perceber o desenvolvimento da prática leitora dos alunos, a partir dos registros realizados no Diário de Leitura. Esta pesquisa é embasada em  questões relevantes para nosso estudo, como o conceitos de Letramento Literário, ancorando-nos nos pressupostos de Cosson (2014) e (2017), dentre outros estudiosos e pesquisas que refletem sobre esse assunto. Quanto ao trabalho com Memórias Literárias, utilizamos memórias premiadas na Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016. Diante disso, para corroborar o que discutimos, apoiamo-nos no conceito de Memória Literária conforme o que afirmam Clara et al. (2010)).  No tocante ao uso do diário de leitura, esta pesquisa se baseia nos postulados de Buzzo (2010) e Machado (1998). No que se refere a aspectos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa-ação que tem como norte os estudos de Thiollent (1996); e, por se tratar de uma pesquisa baseada em uma intervenção, desenvolvida através de uma sequência didática básica, traremos à luz o que trata Cosson (2009).

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Notícia cadastrada em: 25/06/2019 11:23