Banca de DEFESA: IAPONIRA COSTA

DATA : 13/06/2019
LOCAL: CURRAIS NOVOS

A PAZ? AH, PAZ! HÁ PAZ: LEITURAS DE PAZ MEDIADAS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS

Leitura e Tecnologias; TDIC na Educação; Aprendizagem Significativa.

Nos primeiros anos do século XXI, se acentuou o uso da tecnologia que retirou a leitura de sua zona de conforto, que era o livro, e deu a ela um novo mundo – o midiático – responsável por fazê-la circular das mais variadas formas possíveis: blogs, sites, vlogs, redes sociais, através de vídeo, áudio ou atrelada às imagens. O fato é que a leitura agora chega a espaços para além do escolar e a leitores para além dos escolarizados. Este estudo intitulado, A paz? Ah, paz! Há paz: leituras de paz mediadas pelas novas tecnologias investigou sobre como utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na realização de diversas estratégias de leitura, com o objetivo principal de promover os sentimentos de valorização e autoestima em relação à cultura da paz na escola e na sociedade, além de possibilitar ao aluno, através dessas variadas formas de ler e registrar o mundo, a produção, publicação e principalmente, compartilhamento de ideias e novos conhecimentos. Também vale ressaltar a reflexão suscitada por esta pesquisa em relação ao papel do professor nesse contexto, e a importância da formação continuada como fator imprescindível para o uso pedagógico das TDIC no ambiente escolar. Como referencial teórico, trouxemos a concepção de leitura apresentada por Koch e Elias (2006), ratificada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além dos estudos de Solé (1998) quanto às estratégias de leitura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, de cunho qualitativo, tendo como parâmetro os estudos de Dionne (2007) e Thiollent (1988). A pesquisa ainda se valeu dos estudos de Moran (2000) e Masetto (2009) que tratam das novas tecnologias no cenário educacional. Para o desenvolvimento da intervenção, elaboramos uma sequência didática, subsidiada nos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2014), denominada de “sequência básica”. Essa atividade interventiva, aplicada em uma turma de 8ª ano do ensino fundamental, de uma escola estadual, localizada na zona urbana da cidade de Caicó/RN, foi desenvolvida em 10 oficinas, partindo do contato com a poesia, passando por letras de canções, pesquisas biográficas, produção de mural e videopoemas, releitura de textos, declamações e coreografias. Todas essas expressões mediadas pelas TDIC. Desse modo, considerando a importância da mediação para uma aprendizagem significativa, este estudo propôs um processo de escuta ativa, sistematizando vozes e práticas do coletivo, possibilitando descobertas e o trabalho com leitura aliado às TDIC.

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ