Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA RAQUIEL DA SILVA LOPES

DISCENTE : DÉBORA RAQUIEL DA SILVA LOPES
DATA : 12/06/2019
LOCAL: CURRAIS NOVOS

CORDEL: ARTEFATO DE ENCANTAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA.

Leitura. Cordel. Poesia. Ensino.

Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre a leitura no processo transformacional de alunos do 7º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Santa Cruz/ RN. Primeiramente trata da leitura a partir da perspectiva dos PCNS (1998), pontuando sobre a necessidade de um trabalho contínuo e permanente, para a construção e efetivação de uma política de formação de leitores nas escolas, e que o trabalho com a leitura seja diário. Em seguida partimos do questionamento que se segue: Como tratar a leitura em sala de aula com o rigor necessário para que o aluno atinja a proficiência leitora?  Sabemos haver diversos caminhos para o incentivo à leitura em sala de aula, assim, optamos pela leitura do Cordel em sala de aula, como possibilidade de encantamento, considerando sua importância enquanto artefato artístico e cultural, como manifestação tipicamente nordestina, e ainda mais: por acreditá-lo capaz da “catarse literária” que o gozo de sua leitura pode provocar, assim como, pelas múltiplas possibilidades conhecidas que lhe são inerentes. Nesta pesquisa de base interventiva, o objetivo geral é investigar a recepção dada pelos estudantes ao gênero cordel por meio de dados obtidos e analisados através da leitura de alguns cordéis. Como objetivos específicos, procuramos verificar os entraves por que passa a formação do leitor em sala de aula, em especial, ao que se refere ao letramento poético, além de avaliar a importância da leitura do cordel na formação do leitor, através da análise dos dados produzidos pelos alunos participantes. Para atestarmos o êxito de nossa intervenção partimos da seguinte problemática: diante da falta de interesse pela leitura na sala de aula, o cordel pode, pelo caráter lúdico que o reveste servir para que o desejo de ler seja restabelecido? Para este fim, estimular o interesse dos alunos pela leitura através do cordel, apresentamos textos do cânone literário popular, bem como oportunizamos o contato com vários textos dos cordelistas locais- Gilberto Cardoso dos Santos, Hélio Crisanto e Adriano Bezerra.  Também utilizamos poemas de cunho regionalistas dos poetas- Jessier Quirino (PB), Paulo Varela (Assú/RN), Trovador Antônio Marinho e Rogaciano Leite (Sertão do Pajeú). A fim de valorizarmos as produções literárias e culturais potiguares. A pesquisa-ação foi guiada pelos pressupostos de THIOLLENT (2011), e a sequência básica aplicada foi com base nas oficinas sugeridas por COSSON (2014). Também seguimos rumos teóricos fundamentados em CANDIDO (1989, 2013), BOSI (2000), PINHEIRO (1995), BAKHTIN (2009), LAJOLO (1993,1997), SANTOS (2008), FREIRE (1996), GRAMSCI (1984, 2002), WALLON (1975, 1995), GASPARIN (2001), FÁVERO (2003), CHAUÍ (2009), AUSUBEL (1980), dentre outros.

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO