Banca de DEFESA: ERIRÓBSON DANTAS DE LIMA

LOCAL: CURRAIS NOVOS - RN

O LETRAMENTO LITERÁRIO PELA FICÇÃO CIENTÍFICA: A SALA DE AULA COMO LABORATÓRIO

: Ensino. Letramento literário. Ficção científica

A escolarização da literatura, apesar de praticada desde tempos imemoriais, constantemente é alvo de críticas e reflexões, gerando debates acerca das possibilidades metodológicas para tornar o acesso ao texto literário viável e significativo ao aluno. É notável a deficiência leitora dos estudantes brasileiros, principalmente quando se trata da leitura do texto literário. Garantir esse acesso à literatura, enquanto bem incompressível, é um desafio que se impõe ao professor de português, pois ele é o principal mediador, no contexto escolar, entre o estudante e a leitura literária. Destarte, este trabalho tem como ponto central o processo de letramento literário como uma via alternativa e emergente do ensino de literatura na escola, usando o gênero ficção científica como uma alternativa de acesso para uma experiência de leitura que seja significativa para o leitor. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência básica que serviu como coleta de dados, com o intuito de tornar a leitura do texto literário algo atraente ao aluno. Este trabalho foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de São Pedro – RN, tendo como suporte metodológico qualitativo a pesquisa-ação, centrada no trabalho de Thiollent (THIOLLENT, 1986). A fundamentação teórica deste trabalho pauta-se nos estudos de COSSON (2007), na compreensão do lugar da literatura no contexto escolar e da sequência básica enquanto via de acesso ao texto literário; em Candido (CANDIDO, 2011), cujo ensaio, “O direito à literatura”, oferece importantes reflexões sobre a natureza do texto literário; além dos trabalhos de ROBERTS (2018), OTERO (1987) e TAVARES (1986), acerca do gênero ficção científica. Esperamos com este trabalho, a partir o uso do gênero ficção científica como elemento disparador do gosto pela leitura literária, fazer com que a leitura literária passe a ser um hábito na vida (não só escolar) do aluno.

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externa à Instituição - MARIA SUELY DA COSTA - UEPB
Notícia cadastrada em: 11/03/2019 10:54