Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENILDA DE MEDEIROS GUIMARAES

DISCENTE : JOSENILDA DE MEDEIROS GUIMARAES
DATA : 06/12/2018
LOCAL: UFRN - Ceres/Currais Novos

MEMÓRIAS DE UMA VIDA: UM OLHAR NARRATIVO SOBRE O ABRIGO MONSENHOR PAULO HERÔNCIO - CURRAIS NOVOS-RN

Palavras-chave: Velhice, Literatura, Modernidade, Sociedade

Vivemos na denominada sociedade da informação, rodeados de facilitadores no que diz respeito ao estudo em geral, as pesquisas e leituras sobre diversos assuntos resume-se à busca rápida através de mídias sociais. Diante do exposto, compreender, escrever e interagir, torna-se cada vez mais difícil, assim, este trabalho procura mostrar que a literatura também exerce função social, uma vez que proporciona o estímulo ao leitor; apresenta o desenvolvimento de intervenção pedagógica estabelecida no intuito de incentivar e motivar os alunos do 9º ano do ensino fundamental, a apreciarem a leitura de textos literários e discorrerem sobre elas, além disso, despertar para a importância dos idosos na sociedade, uma vez que em alguns momentos são vistos como objetos em desuso, quando na verdade são fontes inesgotáveis de conhecimento e sabedoria. CERÂMICA “Os cacos da vida, colados, formam uma estranha xícara. Sem uso, ela nos espia do aparador”. (Carlos Drummond de Andrade). Objetivando perceber as implicações do uso do gênero memórias literárias para o aperfeiçoamento do desempenho desses alunos em práticas de leitura e de escrita em aulas de língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos em referenciais teóricos direcionados à leitura e a escrita, especificamente sobre o gênero memórias literárias, por ser propício ao trabalho com produção textual nas modalidades escrita e oral da língua, de acordo com o que podemos citar resultados exitosos nas Olímpiadas de língua Portuguesa, evento de cunho nacional, realizado pelo ministério de Educação. Também constituem embasamentos para discussões os aportes de Bakhtin (2011), dentre outros, no que se refere à teoria dos gêneros como os postulados de letramentos (SOARES,2004; ANTUNES, 2003; KOCH 2006, 2012; MOURA 2009; GERALDI, 2004 e COSSON, 2014), do uso de sequência didática no ensino de língua materna (SCHEENEWLY 2004). Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa-ação, processo em que pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo. (THIOLLENT, 2009). A abordagem de dados é de natureza qualitativa, uma vez que além de priorizar a descrição de ações, realizamos no ambiente natural onde ocorrem as intervenções. Os dados foram gerados no ano de 2018, a partir da aplicação de questionários, realização de entrevistas e notas de campo bem como da elaboração de coletânea de textos, a partir dos questionamentos feitos aos idosos. No que se refere à contribuição social dos idosos na sociedade, o presente estudo teve como referências o pensamento de BOSI, 1994; NERI, 2001; CASCUDO, 2001; T.S.ELIOT, 1989.

Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO