Banca de QUALIFICAÇÃO: JEDIAEL FERREIRA DA COSTA

DATA : 08/11/2018
LOCAL: SALA B2 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

O GÊNERO CARTA ABERTA NA SALA DE AULA: DA VIVÊNCIA ESCOLAR A PRÁXIS SOCIAL

Ensino da Língua Portuguesa; gênero textual; aspectos globais do texto; carta aberta.

A origem desta pesquisa está relacionada com a nossa inquietação enquanto docentes de Língua Portuguesa, especificamente com a questão de como tornar o ensino prazeroso e significativo para o aluno, de maneira que o seu propósito na escola transcenda a mera aprovação escolar. O objetivo de nossa pesquisa é investigar os aspectos globais do gênero textual carta aberta escrita por alunos do 9º ano “A”, de uma escola pública municipal, situada no estado da Paraíba. Tomando como base, principalmente, Antunes (2010), Marcuschi (2008) e Koch e Elias (2006, 2010) selecionaremos como categorias de análise para este trabalho o universo de referência dos textos, o propósito comunicativo do gênero e o esquema de composição, além da relevância informativa. Do ponto de vista teórico, fundamentaremos as nossas discussões na perspectiva da linguística de texto, a fim de refletir sobre as questões relativas ao ensino do texto, em um gênero específico nas atividades de sala de aula.  Em relação à metodologia esta investigação será orientada pela abordagem qualitativa e interpretativa, com base nos estudos de Flick (2009), Fonseca (2002) e Marconi e Lakatos (2011). No tocante ao tipo de pesquisa, seguiremos os caminhos da pesquisa-ação, uma intervenção pedagógica realizada na nossa própria sala de aula, tendo a Sequência Didática (DOLZ, SCHNEUWLY e NOVERRAZ, 2004) como instrumento de construção do corpus de estudo, uma vez que os trabalhos de pesquisa tem o propósito de interferir numa realidade social escolar provocando mudanças, o que implica a aquisição de conhecimentos linguísticos e discursivos necessários a escrita do gênero carta aberta.

Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO