Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL DANTAS DE OLIVEIRA

DISCENTE : RAPHAEL DANTAS DE OLIVEIRA
DATA : 27/09/2018
LOCAL: Sala do PROFLETRAS

PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA A PARTIR DO GÊNERO DE DISCURSO CARTA DO LEITOR

Análise Textual do discurso; Responsabilidade Enunciativa; Mediativo; Carta do leitor; Ensino.

Como sabemos, o texto é o instrumento usado na materialização de discurso, seja na modalidade oral ou escrita. Neste sentido, quando falamos ou escrevemos, deixamos marcas que identificam quem é o responsável pelo dizer. Assim sendo, motivado pelos postulados da Linguística, precisamente da Linguística Textual e da Análise Textual de Discurso decidimos pesquisar como o fenômeno da (não) assunção da Responsabilidade Enunciativa se manifesta no texto, mais precisamente no gênero de discurso carta do leitor. Desse modo, o presente estudo, se iniciou a partir dos seguintes questionamentos, a saber: 1) Que vozes estão presentes no gênero de discurso carta do leitor; 2) Que efeitos de sentido são construídos por meio dessas vozes presentes no gênero de discurso carta do leitor?; 3) Que marcas linguísticas materializam as vozes presentes no gênero de discurso carta do leitor?. Com a pretensão de respondê-los, acentuamos como objetivo geral: Investigar o fenômeno da (não) assunção da Responsabilidade Enunciativa no gênero de discurso carta do leitor a partir de textos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. E como objetivos específicos: 1) Identificar que vozes estão presentes no gênero de discurso carta do leitor a partir de textos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental; 2) Analisar que efeitos de sentido são construídos por meio dessas vozes presentes no gênero de discurso carta do leitor em textos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental; 3) Descrever que marcas linguísticas materializam as vozes presentes no gênero de discurso carta do leitor em textos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental; 4) Elaborar uma sequência didática para alunos do sétimo ano do ensino fundamental considerando os usos das marcas de (não) assunção da responsabilidade enunciativa a partir do gênero de discurso carta do leitor. Do ponto de vista metodológico, analisamos 5 cartas do leitor considerando as categorias analíticas de Passeggi et al (2010) para o estudo das marcas de (não) assunção da responsabilidade enunciativa. Do ponto de vista teórico fundamentamo-nos em Adam (2011, 2013), Alves Filho (2011), Antunes (2009, 2010), Gomes (2014), Koch (1997, 2010, 2014, 2015), Lourenço (2015), Marcushi (2008), Passeggi et. al. (2010), Rodrigues (2010), entre outros. Por se tratar de um trabalho em construção, ainda não temos resultados, tão pouco conclusões.

Presidente - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Externo à Instituição - LUCINEUDO MACHADO IRINEU - UECE
Notícia cadastrada em: 17/09/2018 13:49