Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO CASSIANO DA SILVA

DISCENTE : DIEGO CASSIANO DA SILVA
DATA : 21/09/2018
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

O LÉXICO EM SALA DE AULA: ESTUDO DA PARÓDIA COMO RECURSO SONORO E REPRESENTACIONAL DE ASPECTOS LINGUÍSTICOS

Palavras-Chave: Paródia Musical. Léxico. Sonoridade. Gênero Textual. Forró Tradicional

Sabemos que hoje em dia é cada vez mais notório encontrar alunos de 7º ano com muita dificuldade de entender o que leem e, principalmente, de grafar corretamente as palavras. Essa nítida dificuldade de leitura e compreensão de textos pela grande maioria do alunado transformou-se na motivação principal para a realização desta pesquisa, que se propõe a instigar os alunos a pesquisarem sobre o léxico, conhecer e entender as palavras de seu próprio vocabulário e saber que elas são imprescindíveis para a formação de sentido e compreensão de textos lidos. Para tentar amenizar estes problemas, o presente estudo tem como objetivo pesquisar o tipo de léxico, através de letras de músicas, em sala de aula, visando reforçar o entendimento e a compreensão da mensagem contida no texto através dos sons e da empregabilidade das palavras em locais estratégicos, bem como o uso de sotaques, regionalismos e a utilização de palavras de cunho coloquial, recursos estes que servem para dar ritmo, rima e sonoridade à música. Outro objetivo é desenvolver um estudo sobre o léxico, suas implicações na construção e formação de sentido, aliado ao gênero paródia musical, explorando conteúdos como a sinonímia, antonímia, os hiperônimos, ambiguidade, presentes em letras de músicas do forró tradicional (Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Trio nordestino, dentre outros). A pesquisa, como um todo, se justifica pela necessidade de entendermos as funcionalidades sonoras, articulatórias e linguística do léxico em letras de músicas, e como ele atua na formação de sentido dos textos, promovendo uma melhor compreensão de leitura. Assim sendo, é importante estudar a relação que as palavras desempenham isoladas e dentro do contexto das músicas (as quais serão parodiadas), o que enriquecerá o vocabulário dos alunos, fazendo com que eles também pesquisem sobre essas marcas de regionalismos e entendam o porquê da utilização que determinadas palavras se enquadrarem melhor dentro desse gênero. Para tanto, a presente pesquisa, metodologicamente se ampara nos autores Alvarenga (1997), Antunes (2012), Roberto (2015), Silva (2003) para a compreensão dos aspectos fonéticos e fonológicos; Dolz e Scheneuwli no desenvolvimento de Sequência Didática para intervenção em aulas de Língua Portuguesa numa turma de 7º ano (EF II), da rede estadual de ensino. Nossa pesquisa será de base qualitativa, pois nossa intenção é trabalhar com pesquisa-ação (Thiollent), em virtude de aplicarmos intervenções através de (SD) com letras de músicas do forró “clássico nordestino”. Sobre o gênero escolhido para a realização deste trabalho, paródias tomamos como base os estudos de Sant’Anna (2003). Dessa forma, o trabalho proposto aos alunos será o de construção de suas próprias paródias musicais como releituras de algumas músicas do forró tradicional (forró pé de serra), apresentando a pronúncia e suas variações, bem como o sentido que essas palavras e/ou expressões desempenham no contexto do gênero letras de músicas.

Presidente - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interno - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO