Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEUNICE CRISTINA SILVA ARAÚJO

DATA : 21/09/2018
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

A LITERATURA DE MASSA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA

Palavras-Chave: Literatura de Massa. Gêneros Textuais. Sequência Didática. Leitura por Prazer

Percebemos que todo o tradicionalismo, no ensino da língua, não tem levado em consideração os gêneros textuais da Literatura de Massa, uma vez que nunca aparecem inseridos ou sequer mencionados nos livros didáticos. A abordagem para formação de leitores precisa ser repensada, uma vez que já não se constroem leitores autônomos e que sentem prazer em ler, apenas através da Literatura Clássica. Desse modo, se há um crescente desinteresse pela leitura, é preciso encontrar meios que possam estimular os alunos tão imersos no mundo virtual e tecnológico. Face ao exposto, escolhemos como objeto de estudo, para nossa pesquisa, o gênero textual da Literatura de Massa com objetivo de despertar o prazer pela leitura a partir de textos que se aproximam da faixa etária dos alunos e de sua realidade social e vocabular típicos dessa literatura. Assim, trabalhar com a literatura de massa se justifica por ser uma ferramenta que pode auxiliar no desenvolvimento da competência leitora dos alunos, não só em sala de aula, mas fora dela. Desse modo, procuramos saber se a Literatura de Massa desperta o interesse pela leitura; se os alunos podem desenvolver uma produção escrita com base nos gêneros textuais dessa literatura; que resultados podem ser alcançados através da aplicação da sequência didática; se é possível através da leitura se perceber a evolução da escrita dos alunos através desse gênero. Com relação à metodologia, esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de caráter interpretativista, com foco na pesquisa-ação de acordo com Bortoni-Ricardo (2013) e Thiollent (2013). O trabalho é realizado numa escola municipal na cidade de Jucurutu, numa turma de 8º do EF. Para desenvolver a pesquisa em sala de aula, apropriamo-nos da Sequência Didática como estratégia para desenvolver o prazer pela leitura através dos gêneros da Literatura de Massa. Quanto aos aspectos teóricos recorremos a Bakhtin (2015), Marcushi (2008), dadas as suas contribuições no campo do estudo sobre gênero. No que diz respeito ao gênero Literatura de Massa, buscamos orientação em Sodré (1998) e em Irandé (2009) para entender a dimensão dos gêneros textuais. Já em Seibert (2015), Gagliari (2002), Solé (1998), Freire (1992) e Lajolo (1998), aprofundamos o debate sobre as estratégias de leitura e sua relevância, além de Koch e Elias (2006) com a interação entre leitor e texto. Contamos, também, com Tavela (2010) que tece reflexões a respeito da literatura de massa e a sua possível utilização na formação do leitor literário. Outro trabalho é o de Ceccantini (2006), que investiga a leitura de narrativas de ficção entre crianças e jovens.  Em relação à SD utilizamos o modelo proposto por Cosson (2014). Dessa forma, almejamos como resultado desta pesquisa despertar o prazer pela leitura dos adolescentes, dentro e fora da escola, além de proporcionar sua autonomia enquanto leitores proficientes. Ainda, esperamos o avanço dos alunos no campo do conhecimento da língua portuguesa através dessa prática bem como a aproximação da literatura clássica como uma escolha feita por prazer.

Presidente - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO