Banca de QUALIFICAÇÃO: IAPONIRA COSTA

DATA : 20/09/2018
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

A PAZ? AH, PAZ! HÁ PAZ: LEITURAS DE PAZ MEDIADAS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS

Leitura; TICs na Educação; Aprendizagem Significativa.

Nessas primeiras décadas do século XXI, a tecnologia retirou a leitura de sua zona de conforto, que era o livro, e deu a ela um novo mundo – o midiático – responsável por fazê-la circular das mais variadas formas possíveis: blogs, sites, vlogs, redes sociais, através de vídeo, áudio ou atrelada às imagens. O fato é que a leitura agora chega a espaços para além do escolar e a leitores para além dos escolarizados. Este estudo intitulado, A paz? Ah, paz! Há paz: leituras de paz mediadas pelas novas tecnologias propõe-se a realizar uma investigação sobre como utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na realização de diversas estratégias de leitura, tendo por objetivo principal promover os sentimentos de valorização e autoestima em relação à cultura da paz na escola e na sociedade, além de possibilitar ao aluno, através dessas variadas formas de ler e registrar o mundo, a produção, publicação e principalmente, compartilhamento de ideias e novos conhecimentos. Também vale ressaltar a reflexão suscitada por esta pesquisa em relação ao papel do professor nesse contexto, e a importância da formação continuada como fator imprescindível para o uso pedagógico das TDICs no ambiente escolar. Como referencial teórico, traremos a concepção de leitura apresentada por Koch e Elias (2006), ratificada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além dos estudos de Solé (1998) quanto às estratégias de leitura. Para o desenvolvimento da intervenção, elaboramos uma sequência didática, subsidiada nos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2014), denominada de “sequência básica”. A metodologia utilizada será a da pesquisa-ação, de cunho qualitativo, tendo como parâmetro os estudos de Dionne (2007) e Thiollent (1988). A pesquisa ainda se valerá dos estudos de Moran (2000) e Masetto (2009) que tratam das novas tecnologias no cenário educacional. A atividade interventiva terá como público-alvo uma turma de 8ª ano, do ensino fundamental, de uma escola estadual, localizada na zona urbana da cidade de Caicó/RN. Desse modo, considerando a importância da mediação para uma aprendizagem significativa, este estudo propõe um processo de escuta ativa, sistematizando vozes e práticas do coletivo, possibilitando descobertas e o trabalho com leitura aliado às TICs.

Interno - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO