Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIRÓBSON DANTAS DE LIMA

DATA : 20/09/2018
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

O LETRAMENTO LITERÁRIO PELA FICÇÃO CIENTÍFICA: a sala de aula como laboratório

Ensino. Letramento literário. Ficção científica.

A escolarização da literatura, apesar de praticada desde tempos imemoriais, constantemente é alvo de críticas e reflexões, gerando debates acerca das possibilidades metodológicas para tornar o acesso ao texto literário viável e significativo ao aluno. É notável a deficiência leitora dos estudantes brasileiros, principalmente quando se trata da leitura do texto literário. Garantir esse acesso à literatura, enquanto bem incompressível, é um desafio que se impõe ao professor de português, pois ele é o principal mediador, no contexto escolar, entre o estudante e a leitura literária. Destarte, este trabalho tem como ponto central o processo de letramento literário como uma via alternativa e emergente do ensino de literatura na escola, usando o gênero ficção científica como uma hipótese de acesso para uma experiência de leitura que seja significativa para o leitor. Para tanto, será desenvolvida uma sequência didática, com o intuito de tornar a leitura do texto literário algo atraente ao aluno. Este trabalho será realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de São Pedro – RN, tendo como suporte metodológico qualitativo a pesquisa-ação, centrada no trabalho de Michel Thiollent (THIOLLENT, 1986). A fundamentação teórica deste trabalho pauta-se nos estudos de Rildo Cosson (COSSON, 2007) na compreensão do lugar da literatura no contexto escolar e da sequência didática enquanto via de acesso ao texto literário; nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998), documento norteador do processo de ensino e aprendizagem no Brasil; em Antônio Cândido (CÂNDIDO, 2011), cujo ensaio O direito à literatura oferece importantes reflexões sobre a natureza do texto literário; além dos trabalhos de Léo Godoy Otero (OTERO, 1987) e Bráulio Tavares (TAVARES, 1986) acerca do gênero ficção científica. Espera-se com este trabalho, que está no seu processo de execução, tendo como hipótese o uso do gênero ficção científica como elemento disparador do gosto pela leitura literária, fazer com que a leitura literária passe a ser um hábito na vida (não só escolar) do aluno.

Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 04/09/2018 14:47