Banca de DEFESA: NILSON ALFREDO DA SILVA

DISCENTE : NILSON ALFREDO DA SILVA
DATA : 11/09/2018
LOCAL: A definir

CONFEITARIA POÉTICA: UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DAS AGÊNCIAS ESCOLA E FAMÍLIA

Palavras-chave: Eventos de letramento literário. Escola e Família. Projeto didático de Gênero (PDG).

A família tem delegado à escola a inteira responsabilidade de educar os filhos e dela tem se afastado à medida que a idade escolar do aprendiz aumenta. Nesse sentido, este trabalho centra-se na reaproximação entre família e escola, mediante a implementação do Projeto Didático de Gêneros (PGD), em aulas de Língua Portuguesa, adotando como artefato o gênero literário poema, tendo em vista o objetivo geral de fortalecer as práticas de leitura e escrita dos alunos e os objetivos específicos de a) formar parceria entre escola e família, b) promover a reaproximação entre essas agências de letramento e c) redimensionar o valor atribuído ao gênero literário. A investigação é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985) e adota a abordagem qualitativa dos dados (BOGDAN e BIKLEN, 1994). Seu desenvolvimento ocorre sob a orientação do Projeto Didático de Gênero - PDG (GUIMARÃES E KERSCH, 2014). A opção por um artefato da literatura (leitura e produção de poemas) justifica-se pelo lugar privilegiado que ela ocupa no processo de formação do leitor, pois contribui para a humanização do próprio sujeito (CANDIDO, 2011). A fundamentação teórica desta pesquisa assume como pressupostos os trabalhos que concebem o letramento como prática social (HAMILTON, 2000; HEATH, 1982; STREET,1984; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008), nas produções que focalizam a parceria escola-família, mais especificamente, o letramento familiar (CASPE, 2003; PHILIP; SAMPLE, 2005; KEY, 1998), nos trabalhos que versam sobre o Letramento Literário (COSSON, 2014) e o gênero poema na sala de aula (FRANZ, 1997;  JOSÉ, 2003; PINHEIRO, 2002). Os resultados demonstraram a contribuição do PDG para a reaproximação das agências de letramento família e escola, mediados pelo gênero literário poema. O trabalho também revela que a presença da família na escola possibilitou o fortalecimento das práticas de leitura e de escrita dos alunos.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo ao Programa - 1675070 - JOSE LUIZ FERREIRA