Banca de DEFESA: JARBENE DANTAS GOMES

DISCENTE : JARBENE DANTAS GOMES
DATA : 21/08/2018
LOCAL: Auditório C - CCHLA

A INFLUÊNCIA DO LETRAMENTO ESCOLAR NO FOMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO DOMÍNIO FAMILIAR

Letramentos escolar e familiar. Projetos Didáticos de Gênero. Pesquisa-ação

No Brasil, há anos se discute a importância da participação da família para o sucesso escolar de crianças e adolescentes, no entanto, escassos são os trabalhos que debatem essa temática e raras são as ações desenvolvidas pelas escolas, secretarias de educação e pelos Governos a fim de atenuar a falta de vinculação entre as práticas de letramento escolar e familiar. Diante deste panorama nacional, objetivamos, por meio desta dissertação, avaliar a influência de um trabalho de fomento com práticas de leitura e de escrita para a construção e/ou revitalização do letramento familiar de alunos de uma turma do 8º ano de escola pública do município do Natal. Para isso, iremos, inicialmente, diagnosticar o lugar do letramento no domínio familiar do aluno, elaborar e aplicar Projeto Didático de Gênero (PDG) voltado para a revitalização do letramento no âmbito das famílias. A presente pesquisa é uma investigação de caráter interventivo (THIOLLENT, 1986) e adota a perspectiva de abordagem de dados qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994). Em termos teóricos, fundamenta-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; HAMILTON, 2000 e SOARES, 2003), em trabalhos que versam sobre o letramento familiar (SANTOS, 2015; BRITO, 2016). A avaliação da influência de um trabalho de fomento ao letramento familiar, mediado pela escola, aponta para a efetivação de práticas de leitura e de escrita no cotidiano das famílias, assim como para a maior compreensão, da parte dos pais, no tocante à importância do trabalho implementado pela escola.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO