Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVANILSON DE OLIVEIRA

DISCENTE : EDVANILSON DE OLIVEIRA
DATA : 23/05/2018
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA, NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais. Crônica. Sequência Didática. Produção Textual.

A linguagem é a ponte que nos liga ao outro, e a escrita tem papel fundamental na inserção do indivíduo nas práticas de letramento, portanto, toda escrita escolar deve ter propósitos comunicativos, finalidades. Percebemos que o trabalho com a escrita tem sido cada vez mais difícil em nossas escolas. Nossos alunos, em sua maioria, oriundos de famílias menos favorecidas, onde vivem em ambientes com pouco, ou sem nenhum incentivo à leitura como também a escrita. Motivo esse que dificulta o trabalho em sala de aula, pois o desestímulo é bastante presente, razão pela qual ambos encontram dificuldades na aquisição da linguagem escrita, como também da leitura. Diante disso, entendemos que é na escola que podemos proporcionar meios para que esses alunos possam sanar essas dificuldades. Sendo assim, através dessa pesquisa pretendemos despertar o interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita. Para isso, faremos uma intervenção através de aplicação de Sequência Didática, tomando como referência os estudos de Dolz e Schneuwly (2004). Assim, a partir da produção escrita dos alunos, primeira produção, com o gênero textual crônica, com temas relacionados ao cotidiano deles, seguido das intervenções e produção final, é que pretendemos alcançar o objetivo principal, que é perceber evoluções na escrita dos alunos. A intervenção tem como público alvo a turma do 9º ano, do ensino fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na área urbana do município de Tenente Laurentino Cruz/RN. Seguiremos a metodologia da pesquisa-ação, Dionne, (2007); Thiollent (1988) e, com base na pesquisa qualitativa, Moreira(2006). Como suporte teórico a análise de gêneros segundo Marcuschi (2008) – Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão; Bakhtin(1986), Estudo dos Gêneros do Discurso. Proporcionar interação entre os envolvidos, ou seja, deve ter sentido. Segundo (BAKHTIN, 1995, P.13), “[...] a palavra é uma espécie de ponte entre mim e os outros. [...] é o território comum do locutor e do interlocutor”. Assim, esperamos que nossos alunos compreendam a importância da leitura, mas, principalmente da escrita como pontes que nos ligam ao outro na interação social.

Interno - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interno - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Notícia cadastrada em: 17/05/2018 13:37