Banca de QUALIFICAÇÃO: GENÚBIA CRISTIANE BARBOSA

DISCENTE : GENÚBIA CRISTIANE BARBOSA
DATA : 11/05/2018
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS

MULTIMODALIDADE NOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DO TIPO 3: AS IMAGENS COMO POTENCIALIZADORAS DOS SIGNIFICADOS DOS VERBETES

Lexicografia. Multimodalidade. Verbetes. Imagens.

Vivemos na denominada sociedade da informação na qual os textos são permeados de múltiplas linguagens. O visual ganha destaque, as imagens figuram não apenas como acessórios, mas como fontes de conhecimento, permitindo uma compreensão mais eficaz do que é exposto. Tomando como base este cenário, cada vez mais atraente e instigante, a presente proposta de trabalho visa abordar questões referentes à multimodalidade nos dicionários escolares do tipo 3, destinados ao ensino fundamental II. A pesquisa desenvolvida buscará responder ao seguinte questionamento: como as imagens presentes nos dicionários podem contribuir para potencializar o entendimento das definições dos verbetes, ao serem apresentadas aos jovens? Para isso, utilizará como subsídios teóricos e conceituais as contribuições de autores como: Krieger (2012), Pontes (2009-2010), Santiago (2012) e Carvalho (2011) nos estudos voltados para a Lexicografia e o léxico; Dionísio(2014), Kleiman (2013) e Vieira (2017) nas questões referentes à multimodalidade. No que concerne aos aspectos metodológicos, a pesquisa objetiva primordialmente aplicar a sequência didática aqui sugerida, com vistas à leitura e análise das definições de palavras nos dicionários selecionados para o estudo, com ênfase dos aspectos imagéticos das ilustrações dos vocábulos. Deste modo, as atividades a serem desenvolvidas pretendem oportunizar aos educandos uma reflexão de como as imagens contribuem significativamente para o entendimento das definições expostas. Para tanto o suporte teórico se pauta nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998) e também os estudo de Thiollent (2005) e Dionne(2007) tendo em vista que caracterizar-se á enquanto uma pesquisa-ação. Como resultados pretende-se comprovar, como as imagens podem reforçar a compreensão dos sentidos que compões os verbetes e a partir daí desenvolver nos discentes uma percepção crítica em relação às novas configurações assumidas pelos textos.

Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ