Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANOEL VICENTE DO NASCIMENTO

DISCENTE : EMANOEL VICENTE DO NASCIMENTO
DATA : 05/04/2018
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

O PLANO DE TEXTO NO GÊNERO RELATO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Escrita. Gênero de discurso. Plano de texto. Sequência narrativa. Relato pessoal.

Esta pesquisa está embasada nos estudos da Linguística Textual, especificamente na Análise Textual dos Discursos. Neste trabalho, elegemos como objeto de estudo o plano de texto de um gênero, a partir das considerações de Adam (2011), no que se refere ao  estabelecimento da textualidade nas produções escrita dos alunos do 7º ano “A”, de uma escola pública municipal.  Por meio de ações planejadas e orientadas por sequência didática, fundamentada em Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004), essa proposta objetivou minimizar problemas no âmbito da escrita dos citados alunos.  Assim sendo, o estudo do plano de texto, buscou favorecer a organização do gênero e a construção do texto, direcionada ao propósito comunicativo desejado. Do ponto de vista teórico, adotamos  a visão de língua socialmente constituída; a noção de texto como lugar de representação do cognitivo, linguístico e social para a comunicação, considerando o que propõem alguns autores na perspectiva textual, entre eles Koch (2011). Nas discussões sobre as noções de gênero, com vistas a aplicações para o ensino, buscamos os postulados de Bakhtin (2003), Marcuschi (2005/2008), Bezerra (2017) e Adam (2011). Com relação ao plano de texto, subsidiamos a proposta em Adam (2011) e buscamos as considerações de estudiosos que se pautam nesse autor para tratar a questão, entre eles Cavalcante (2012) e Silva (2012).  Também, discutimos a sequência narrativa, conforme Adam (2011), por esta ser predominante no relato pessoal. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa, de acordo com Denzin e Lincoln (2006) e Gerhardt e Silveira (2009); optamos pela pesquisa-ação, por interferirmos numa realidade social, no nosso caso, a escolar, haja vista o enfrentamento das problemáticas existentes. Por meio do trabalho planejado, orientamos passo a passo para que os alunos produzissem textos, a partir de um plano, conforme um gênero determinado, direcionado a possíveis leitores e com uma intenção comunicativa.

Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO