Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANE LIVIA ROCHA DAS CHAGAS

DATA : 22/03/2018
LOCAL: UFRN - CERES- CURRAIS NOVOS - BLOCO B - SALA 1

FABULANDO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Gênero fábula. Letramento literário. Pesquisa-ação.

Esta pesquisa objetiva compreender de que forma o uso da fábula, trabalhada a partir dos letramentos de domínio dos alunos, pode contribuir para uma melhor receptividade do texto literário em sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) porque atuamos em um contexto real, havendo um clima de colaboração entre pesquisador e pesquisados, no sentido de buscar soluções para o problema observado. Com base na análise do problema, elaboramos um plano de ensino que se orientou pela proposta de sequência didática  de Schenuwly e Dolz (2004) e Cosson (2009), fazendo uso de fábulas de Esopo e dos letramentos múltiplos (ROJO, 2009), musical, familiar, escolar, integrando-os com as atividades de leitura e compreensão do gênero em questão.  No tangente à abordagem, pautamo-nos na análise qualitativa dos dados, analisando as informações, fatos, sem se deter a interpretação de números (MARTINS;THEÓPHILO, 2007), sendo nosso corpus os textos, vídeos, e fotografias, que registram a sequência didática aplicada. Em termos teóricos, baseamo-nos nos aportes estabelecidos por Cosson (2009), Kleiman (1995, 2005, 2006)Rojo (2009), Soares (2009),Terra (2014), Bakhthin (2006), dentre outros. Os resultados indicam que os alunos reagiram positivamente com relação à recepção da fábula na perspectiva na qual foi trabalhada. É possível concluir que há necessidade de refletir acerca das metodologias usadas na escola no condizente aos conteúdos literários e, também, da eficácia desses métodos, apontando uma possibilidade de ensino centrada nos interesses do educando, por acreditar que essa seja uma saída possível para a melhor aceitação da literatura como proposição de leitura, de aprendizagem.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Notícia cadastrada em: 20/03/2018 20:58