Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA ERIK LARISSE NOGUEIRA LIMA

DISCENTE : FRANCISCA ERIK LARISSE NOGUEIRA LIMA
DATA : 05/12/2017
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: MOTE PARA UMA DESMISTIFICAÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Sociolinguística. Variação linguística. Preconceito linguístico. Livro didático.

Nesse trabalho, pretendemos analisar o preconceito linguístico existente em sala de aula, através de um estudo voltado para o livro didático do 9º ano, buscando verificar como a gramática, mais precisamente, a norma culta é trabalhada na turma de 9º ano. Além disso, serão analisados falares brasileiros autênticos, com o intuito de apresentar aos discentes, as variedades linguísticas da nossa língua materna, para enfatizar a importância de cada uma, ou seja, deixando claro, que a gramática não é mais importante do que nenhuma variedade linguística.  O estudo gramatical tradicional, com ênfase ao ensino da chamada norma culta, deixando de lado o estudo das demais variedades linguísticas, nos levou aos seguintes questionamentos: como diminuir o preconceito linguístico em sala de aula? E ainda: A variação linguística é trabalhada no livro didático, de forma adequada? Por que os alunos acham que não sabem falar nem escrever em português? Qual a variedade linguística considerada importante em sala de aula? Quais variedades linguísticas são estigmatizadas? Assim, surgiu a necessidade de elaborar e de desenvolver uma sequência de oficinas didáticas que ofereça a possibilidade de trabalhar a variação linguística de uma forma mais efetiva. Para tanto, o presente estudo baseia-se nas seguintes contribuições teóricas: Antunes (2007), Faraco (2008) e Bortoni-Ricardo (2004) nos estudos voltados para o ensino de variação linguística em sala de aula; Bagno (1999, 2007 e 2013) nos estudos voltados para o preconceito linguístico. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa – ação de Bodgan (1991), Fritzen e Lucena (2012), Rajagopalan (2003) e Vasconcelos (2006). Como resultados, pretendemos ativar o conhecimento em relação ao preconceito linguístico, além de constatar a importância do estudo da variação linguística, bem como, averiguar como a gramática e as demais variedades linguísticas são trabalhadas no livro didático do 9º ano de uma escola pública do Ceará.

Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES