Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO ESPÍNOLA DE MEDEIROS

DISCENTE : THIAGO ESPÍNOLA DE MEDEIROS
DATA : 06/10/2017
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - SALA B7

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ARTICULAR O TEXTO: A COESÃO SEQUENCIAL NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino; gênero carta-aberta; sequência didática; conectores.

A escrita, por ter um papel relevante na sociedade, tem sido, ao longo do tempo, abordada por estudiosos, no campo da Educação, da Linguística Aplicada, da Linguística, entre outros, enquanto prática necessária para que os indivíduos   possam assumir seus papéis como cidadãos críticos e participativos.  Assim sendo, é necessário que a escola, principalmente os professores, realizem um trabalho efetivo, objetivando que o aluno produza textos em suas modalidades diversas com os quais possa interagir nos mais diferentes lugares e situações. Aponta-se, desse modo, a preocupação dos documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa, com a escolha de textos que possibilitem, por meio da leitura, da reflexão e da análise, que o aluno construa e amplie sua competência de produzir textos diversos.  Tomando por base essas considerações, este trabalho tem como foco a escrita de alunos de um 8º ano da escola pública, na busca de que estes possam minimizar os problemas apresentados em textos produzidos em sala de aula com relação aos usos dos conectores.  Nessa direção, esta pesquisa objetiva investigar o uso dessas conexões, a partir do gênero carta aberta, considerando o atendimento ao propósito comunicativo do texto, de modo a tornar a interação entre os interlocutores mais efetiva. Serão adotados, para tanto, os pressupostos teóricos de perspectivas textuais e interacionais, entre estes, os estudos de Koch (2002, 2011, 2013), Marcuschi (2008), Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), Koch e Elias (2010). Do ponto de vista metodológico, o trabalho privilegia a pesquisa-ação, de cunho qualitativo (THIOLENT, 2012; CRESWELL, 2010), cuja proposta para atender aos objetivos da melhoria da produção textual do aluno adota o trabalho com a sequência didática, com base nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como se trata de um trabalho em andamento, as análises e resultados da pesquisa encontram-se em construção.

Presidente - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES