Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO APARECIDO DE ALMEIDA SILVA

DATA : 31/08/2017
LOCAL: SALA B 7

ORALIDADE E ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: O GÊNERO SEMINÁRIO EM SALA DE AULA

Gêneros textuais; gêneros textuais orais; ensino, seminário

A abordagem dos gêneros orais em sala de aula, além de proporcionar o ensino diversificado dos gêneros textuais, contribui para os alunos desenvolverem habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, considerando suas especificidades em diferentes interações. Assim sendo, exigem, igualmente ao que é observado para a modalidade escrita da Língua Portuguesa, preparo e elaboração de atividades pedagógicas condizentes do ponto de vista de sua organização linguístico/discursiva. Neste trabalho, investigamos se os alunos do 9º ano são capazes de utilizar o gênero oral seminário em sala de aula, haja vista termos identificado algumas dificuldades em sua utilização, após termos realizado um levantamento de dados por meio de um seminário proposto. Como meio de proporcionar condições para que os discentes superassem suas dificuldades, propusemos uma ação, por meio de sequência didática, a fim de trabalhar esse gênero da modalidade oral.  Para a realização dessa proposta com o gênero seminário, fundamentamo-nos em estudos que seguem perspectivas discursivas, sociointeracionais e textuais,com o foco nos gêneros discursivos/textuais e nos gêneros orais. Baseamo-nos nos estudos de Bakhtin (2016), Dolz, Schnewly e Noverraz (2011), Marcuschi (2016), Melo e Cavalcante (2006), Gonçalves (2010), entre outros. Seguimos uma abordagem qualitativa de pesquisa (Chizotti, 2013), especificando a pesquisa-ação, cujos pressupostos indicam o diagnóstico da situação e a proposta de mudança. Assim sendo, os procedimentos metodológicos para a implementação desta pesquisa-ação foram realizados a partir de questionários que propiciaram uma visão geral e preliminar da situação da turma investigada. A partir dessa visão, realizamos um trabalho, propondo ações na direção da produção do gênero textual seminário, a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no tocante a prática do gênero, já citado, em sala de aula. Ao término da intervenção, pudemos observar que, durante o percurso do trabalho, bem como na produção final, os alunos apresentaram avanços significativos no desempenho ao se utilizarem do gênero em estudo. Esse resultado nos permitiu apontar que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos, foram causados pela ausência de uma abordagem sistematizada voltada ao ensino dos gêneros orais formais em sala de aula.

Presidente - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ