Banca de DEFESA: JAILSON LUCENA DANTAS

DISCENTE : JAILSON LUCENA DANTAS
DATA : 31/07/2017
LOCAL: Bloco B - sala 1

A PESQUISA ORIENTADA NA ESCOLA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO INFORMACIONAL EM TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento informacional. Ensino de Língua Portuguesa. Pesquisa-ação.

Vivemos em uma sociedade em que há uma grande disponibilidade de informações, sobretudo em função do advento e da popularização das tecnologias digitais a partir das últimas décadas. Mas será que a escola tem preparado seus alunos para saberem lidar de maneira segura e autônoma com essa gama de recursos informacionais disponíveis? Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já apontassem que essa seria uma das responsabilidades da escola, percebemos que ela ainda não tem cumprido plenamente com essa função, pois os alunos apresentam muitas dificuldades no que se refere à busca e ao uso da informação. É neste contexto que desenvolvemos uma intervenção didática em uma turma de 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes, Picuí-PB, com o objetivo de promover e analisar, a partir do desenvolvimento de práticas de letramento informacional, a melhoria do desempenho dos alunos em termos de busca, seleção, mapeamento, avaliação e usos da informação e sua contribuição para a produção escrita em diferentes eventos de letramento. Para fundamentar a nossa pesquisa transitamos pelos conceitos de letramentos (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009) e letramento informacional (CAMPELLO, 2009). Desenvolvemos a intervenção tendo como orientação metodológica a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985), por envolver uma questão prática e a sua melhoria, bem como uma reflexão sobre esta prática. Fizemos ainda uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados emanados da pesquisa que se desenvolveu através de uma sequência didática na qual os alunos desenvolveram habilidades para a realização da pesquisa escolar orientada e para a melhoria no trato com os recursos informacionais de um modo geral.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES