Banca de DEFESA: ISMAEL ANDRÉ DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : ISMAEL ANDRÉ DOS SANTOS SILVA
DATA : 31/07/2017
LOCAL: campus de currais novos

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL:

A ESCRITA NOSSA DE CADA DIA NOS DOMÍNIOS DA WEB

Letramento Digital. Recursos Tecnológicos. Pesquisa-ação.

Em pleno século XXI em que vivenciamos a era tecnológica e digital, a escola como a mais importante agência de letramento, formadora de agentes para exercer plenamente sua cidadania, precisa implementar novas práticas pedagógicas  pautadas em pressupostos teóricos e metodológicos capazes de subsidiar os alunos a adentrar o domínio das novas tecnologias, de modo a construir conhecimentos e, consequentemente, saber agir diante das mais diversas situações interação para atender às inúmeras demandas da sociedade pós moderna. Nesta perspectiva, a partir uma pesquisa-ação (THIOLENT,1985 ), desenvolvida por meio de sequências didáticas, objetivamos possibilitar aos alunos a ambientação, a instrução e a utilização dos artefatos ligados ou não a internet com o intuito de inseri-los no âmbito do letramento digital. Para tanto, lançamos mão do gênero crônicas como artefato material pertinentes aos eventos de letramento previstos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Norte. Teoricamente, a pesquisa proposta está embasada em fundamentos dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1998; SOARES, 2000), nos aportes que versam sobre o letramento digital (XAVIER, 2002; VALENTINI; SOARES, 2011, LEVY,1999; COSCARELLI; RIBEIRO, 2005). No que diz respeito à sequência didática, apoia-se em aportes apresentados por Zabala (1998), Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), dentre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem de dados de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986; DENZIN; LINCOLN, 2006). O processo de intervenção possibilitou-nos observar que há na informática ou, mais precisamente, nos domínios da internet, um potencial significativo de práticas de letramento que, se utilizado pelo professor, pode dinamizar as aulas e contribuir para não apenas para a melhoria do desempenho do aluno, mas também inovar as atividades propostas pelo professor durante o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, faz-se necessário, introduzir a informática com cunho educativo para promover no alunado o contato com o computador conectado à internet, cujo acesso orientado pode se constituir num artefato de grande valia para o aprendizado da leitura e da escrita com implicações positivas na atuação do discente nas demais disciplinas do currículo do Ensino Fundamental.

Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ