Banca de DEFESA: GERLÚCIO MEDEIROS DE ARAÚJO

DISCENTE : GERLÚCIO MEDEIROS DE ARAÚJO
DATA : 31/07/2017
LOCAL: Campus de Currais Novos

O LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS LINGUAGEM” E O ENSINO DE GRAMÁTICA: TRABALHANDO A ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL

Gramática. Livro didático. Abordagem de ensino de gramática.

O presente trabalho tem por objetivo investigar as abordagens de ensino de gramática presentes em exercícios do livro didático Português Linguagem, 9º Ano, Ensino Fundamental II. O ensino de gramática na escola tem sido objeto de interesse de muitos estudiosos da linguagem e de docentes. Este trabalho fundamentado na observação de dificuldades encontradas na prática docente de língua portuguesa, pretende tecer algumas reflexões sobre os parâmetros do ensino da gramática via livro didático, especificamente, na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública na cidade de Ipueira - RN. No presente estudo, serão observadas as contribuições e implicações do livro didático Português Linguagem para o ensino gramatical e, a partir de dados concretos, confrontar tais colaborações com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Nacionais e em contribuições de teóricos como Antunes (2003),Neves (2003) Possenti (1996),Traváglia (2009), Bagno (2001) entre outros. Essencialmente, destacam-se os conceitos, a importância e a aplicação da gramática nas aulas de língua portuguesa. O trabalho se propõe, pois, a fazer uma investigação e, posteriormente, uma intervenção no tocante ao ensino de gramática, pegando como exemplo as orações subordinadas adverbais, explicitando a proposta constante do livro didático abordado. Procura ainda discutir a relevância de um trabalho reflexivo com a gramática na sala de aula. Pretende-se, para tanto, analisar que perspectivas e que práticas foram incorporadas pelo livro didático no que concerne ao ensino da gramática da língua materna e quais caminhos seguir para um ensino que priorize uma visão dinâmica da língua, trabalhando as categorias gramaticais como elementos que dão suporte à significação dos enunciados em situações concretas de uso. Assim, num primeiro momento, o estudo de propõe a analisar o livro didático Português Linguagem para explicitar a proposta de ensino de categorias gramaticais ali presentes e ampliá-la a partir de uma sequência didática, mostrando  não apenas os limites do livro didático, mas como é indispensável a interferências do professor na complementação de tais propostas, visando à superação de lacunas naquele existentes.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO