Banca de DEFESA: FABIANO MOREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANO MOREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 28/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

         A REFERENCIAÇÃO NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO



PALAVRAS-CHAVES:

Texto; Referenciação; Ensino de Língua Portuguesa


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Nesta pesquisa abordamos a referenciação como mecanismo de construção do sentido no texto. Neste trabalho, partimos da constatação de que os alunos do 9º ano do ensino fundamental apresentavam em seus textos dificuldades com relação ao uso dos mecanismos de referenciação, implicando nem sempre a clareza para o leitor acerca da identificação de objetos discursivos no desenvolvimento das produções textuais solicitadas em sala de aula.  Dessa forma, objetivamos investigar o referido fenômeno por meio do gênero textual “artigo de opinião”, sendo possível diagnosticar os problemas encontrados no uso da referenciação e orientar um trabalho de produção textual com foco nessas ocorrências. Para tanto, nossa pesquisa adotou como postulados teóricos as considerações de autores que  abordam em perspectivas textuais/interativas os fenômenos referenciais enquanto práticas discursivas resultantes da articulação entre a linguagem e a realidade. Entre esses autores em que nos baseamos, ressaltamos Mondada e Dubois (2003), Koch (1992,1997, 1998, 2005, 2006, 2014), Travaglia (1992), Marcuschi (2005), Cavalcante (2011,2012,2013,2014), Val (1999), Antunes (2005), os quais tratam os mecanismos de referenciação a partir dos conhecimentos construídos na interação autor-leitor e texto. Assim sendo, definimos uma abordagem qualitativa de pesquisa, especificando a pesquisa-ação, já que propusemos uma intervenção como forma de abordar o problema da produção textual escrita dos alunos. Os textos analisados na produção inicial proporcionaram a nossa orientação por meio de atividades pedagógicas voltadas para a referenciação e suas estratégias, para que os alunos pudessem melhor compreender a importância desta como atividade discursiva e de escolhas em função do sentido pretendido no texto. Durante o trabalho em sala de aula e por meio da análise dos textos produzidos pelos alunos, no gênero artigo de opinião, observamos que eles apresentaram um avanço significativo no tocante à questão investigada, após a intervenção com o intuito de minimizar os problemas na produção escrita


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Externo à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN
Notícia cadastrada em: 15/07/2017 20:44
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