Banca de DEFESA: JAÇANAN DE SOUZA TELES

DISCENTE : JAÇANAN DE SOUZA TELES
DATA : 28/07/2017
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - BLOCO B - SALA 07

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Ensino de Português. Variações linguísticas. Linguagem e variação.

A realização deste trabalho suscita uma reflexão sobre o Ensino de Língua Portuguesa e a abordagem das variedades linguísticas no contexto escolar. A maioria dos professores apresenta dificuldade em abordar o tema, limitando-se em levar para a sala de aula textos que abordem a variação numa perspectiva de reescrita na qual ao aluno é solicitado apenas a transposição para a linguagem formal pautada nas gramáticas normativas. Entretanto, têm consciência da importância do tema que representa e valoriza a língua em sua diversidade, sendo instrumento valioso de luta contra toda forma de discriminação e de exclusão social pela linguagem. O estudo configura-se como uma pesquisa-ação com alunos 9º ano do Ensino fundamental de uma escola pública, cujo objetivo é investigar como os mesmos compreendem a variação linguística como elemento de (re)conhecimento e valorização da heterogeneidade da língua e a superação do preconceito linguístico, haja vista que a finalidade do ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência linguística dos discentes, permitindo-lhes a convivência com a multiplicidade de variáveis da língua. Nesse sentido, partimos de atividades sistematizadas em forma de Sequências Didáticas, utilizando o gênero textual cordel, fundamentamo-nos nas orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, com também nas contribuições de teóricos como Preti (1974); Bakhtin (1997, 2011), Bagno (1997, 1999, 2002, 2007); Mollica (2012) Bortoni-Ricardo (2004, 2005); Antunes (2012), Schneuwly; Dolz (2004), Cagliari (2001), dentre outros. Os resultados revelaram que os alunos refletiram sobre os usos da língua materna, compreenderam que há uma multiplicidade de variação da linguagem e que se faz necessária uma ressignificação do preconceito linguístico.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Notícia cadastrada em: 14/07/2017 12:52