Banca de DEFESA: JANE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANE MEDEIROS
DATA : 22/12/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PROFLETRAS no Campus de Currais Novos
TÍTULO:

PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NO GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Textual dos Discursos. Responsabilidade Enunciativa. Gênero Crônica. Sequência Didática. Ensino.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A Responsabilidade Enunciativa tem sido entendida como um fenômeno que busca marcar a assunção ou não pelo dizer por parte do locutor do texto, conforme destacam Adam (2011) e Gomes (2014). Para Adam (2011), o texto deve ser compreendido a partir de sua materialidade discursiva, considerando o estudo de determinados níveis ou planos de análise. Nessa pesquisa, detemo-nos no nível sete de Adam (2011), o qual se propõe a estudar o fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo crônica. Assim, foi nosso objetivo verificar como se manifesta o referido fenômeno no gênero discursivo crônica, tomando como objeto de análise seis crônicas escolhidas da coleção ‘Para gostar de Ler’, do ano de 2003. Do ponto de vista teórico, amparamo-nos em autores como Adam (2011), Gomes (2014), Lourenço (2015), Marcuschi (2008), Koch (2014), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (2015), Mussalim e Bentes (2010), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010, entre outros. Do ponto de vista metodológico, nossa investigação apresenta três momentos, sendo o primeiro referido à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo escolhido; o segundo à aplicação de uma intervenção didática pautados nos postulados da pesquisa-ação e com vistas à elaboração de uma sequência didática; o terceiro momento à elaboração de uma sequência didática considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero crônica. Em relação ao primeiro momento, percebemos que o produtor do texto assume ou não a responsabilidade enunciativa pelo dizer com vistas a realização de seu propósito argumentativo. Em relação ao segundo e ao terceiro momentos, esperamos que a sequência apresentada contribua para o ensino da Língua Portuguesa, proporcionando ao aluno um avanço no desenvolvimento da sua competência leitora, melhorando sua criticidade e seu posicionamento frente ao texto. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externo à Instituição - GILTON SAMPAIO DE SOUSA - UERN
Notícia cadastrada em: 08/12/2016 21:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao