Banca de DEFESA: LUCIENE DE FÁTIMA DANTAS VIEIRA

DISCENTE : LUCIENE DE FÁTIMA DANTAS VIEIRA
DATA : 13/12/2016
LOCAL: Campus de Currais Novos - sala c1

O USO DOS DESCRITORES NO ENSINO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Competência leitora. Estratégias de Leitura. Descritores de Leitura.

Ler e compreender são habilidades que convergem para uma terceira: a de interpretar. Sem dúvida, tais capacidades são complementares e indissociáveis para a competência leitora, que todo professor espera ver desenvolvida em seu educando. Desse modo, a habilidade de compreender o texto e a intenção comunicativa do autor, não é tarefa tão fácil e requer a execução de procedimentos que vão além da decodificação de palavras, pois o leitor precisa desvendar os explícitos e/ou implícitos presentes no texto e que sem a sua compreensão, a leitura proficiente torna-se limitada. Nessa perspectiva, traçamos como objetivo geral investigar a competência leitora de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Currais Novos/RN a partir de uma intervenção pedagógica fundamentada na Matriz de Referência de Língua Portuguesa, focalizando o uso dos descritores utilizados como estratégias de leitura dos gêneros discursivos notícia e tirinha. O estudo insere-se no âmbito da Pesquisa Ação, como tentativa continuada de aprimoramento da prática pedagógica, tendo em vista a intenção de organizar procedimentos que possam contribuir para o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos. Os aportes teóricos firmaram-se na concepção de gêneros, enquanto práticas sociais discursivas, tendo em Bakhtin (2006, 2011), os fundamentos para o trabalho com a língua enquanto realidade social, numa perspectiva interacional. No que se refere às estratégias de leitura e compreensão buscou-se os estudos desenvolvidos por Lefta (1996), Solé (1998), Kleiman (2000, 2007), Koch e Elias (2006), Oliveira (2010); a elaboração das sequências didáticas organizou-se a partir de Schneuwly e Dolz (2004), além de adotar as orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e autores como Riolfi (2008), Oliveira (2010), Suassuna (1995), dentre outros. Os resultados da utilização dos descritores como estratégias para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos revelaram avanços significativos no desempenho dos mesmos, pois facilitaram a compreensão dos textos lidos nas atividades de leitura que foram propostas.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ