Banca de DEFESA: JOSEFA CLEIDE ARAUJO DE ALMEIDA

DISCENTE : JOSEFA CLEIDE ARAUJO DE ALMEIDA
DATA : 01/12/2016
LOCAL: Campus de Currais Novos - Sala 07

O USO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS DE OPINIÃO: UMA INTERVENÇÃO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo de opinião, Operadores argumentativos, Sequência Didática.

A linguagem escrita é um dos canais mediante o qual o indivíduo se relaciona e interage com o mundo, portanto, o seu domínio pelo usuário da língua é uma das condições para o efetivo exercício da cidadania. O bom manejo da escrita, na condição de atividade interativa, requer mobilização de vários conhecimentos, uso de estratégias linguísticas e procedimentos implicados na construção dos sentidos do texto. Na nossa prática docente percebemos, no entanto, a deficiência dos alunos quanto ao uso dos operadores argumentativos por ocasião da produção de seus textos. O emprego inadequado, repetições de um mesmo operador e até mesmo ausências desses elementos fundamentais para encadear os enunciados no texto foram percebidas como dificuldades recorrentes. O presente estudo traz uma proposta de intervenção pedagógica visando ao aprimoramento das competências de escrita dos alunos do 9º ano de uma escola pública do município de Parnamirim/RN. Objetivando capacitar esses alunos para articular melhor seus argumentos ao produzirem textos do gênero artigo de opinião, trabalhamos com os operadores argumentativos. Estes são elementos indispensáveis à boa argumentação, vez que orientam o interlocutor para uma determinada conclusão, direcionando, dessa forma, para o ponto de vista defendido pelo sujeito enunciador. Com o intuito de compreender e, desse modo, interferir no uso dos operadores argumentativos, nos artigos de opinião produzidos pelos alunos, realizamos uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, aplicando o método sequência didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Tal método nos permitiu trabalhar com os alunos o emprego dos operadores argumentativos, em situações reais de comunicação, conforme recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, elegemos a produção de artigos de opinião, por se tratar de gênero textual predominantemente argumentativo, para que os alunos percebessem a pertinência daqueles elementos e sua eficácia no discurso e, assim, pudessem utilizá-los com maior propriedade ao defenderem um determinado ponto de vista. Para tanto, dialogamos com aportes teóricos da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. Fundamentamo-nos em Ducrot (1977), o qual utiliza as noções básicas de escala argumentativa e classe argumentativa para explicar o funcionamento desses operadores nos textos; nos estudos do discurso e análise de textos de Koch (2011), defensora de que todo ato de linguagem é um ato, de alguma forma, argumentativo; em Marcuschi (2008), que postula uma linguagem centrada na perspectiva da sociointeração e da sociocognição; no dialogismo de Bakhtin (2003) para quem todo texto é produzido em um contexto comunicativo específico e se materializa em um determinado gênero; bem como em Antunes (2010), dentre outros autores. Percebemos, ao final dessa pesquisa-ação, que a utilização dos operadores argumentativos, nos artigos de opinião produzidos por nossos alunos, passou a atender melhor aos propósitos comunicativos, vez que, empregados de forma mais articulada, evidenciaram uma melhor apropriação desses elementos linguísticos e o seu efetivo emprego, propiciando às relações discursivas, manifestas na tessitura textual, uma argumentação mais coerente e, portanto, com maior poder de convencimento.

Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS