Banca de DEFESA: JUCIANA SOARES DE OLIVEIRA

DATA : 15/12/2016
LOCAL: Campus de Currais Novos - Sala 07

ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Gêneros discursivos. Sequência Argumentativa. Artigo de opinião. Pesquisa-ação.

O objetivo desta pesquisa é investigar como se efetiva o aprimoramento da escrita do gênero discursivo argumentativo, a partir da focalização do artigo de opinião, por meio da implementação do recurso metodológico da sequência didática. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho se propõe a realizar uma análise comparativa de duas versões de dez artigos de opinião produzidos por alunos do Ensino Fundamental, identificar problemas relacionados à ausência de uma ou mais fases da sequência argumentativa prototípica proposta por Adam (2011) e intervir por meio de um conjunto de atividades na perspectiva de que essa sequência prototípica se efetive nos textos dos alunos, contribuindo assim para a melhoria da escrita argumentativa. Teoricamente, o trabalho se fundamenta em uma abordagem sociodiscursiva, os gêneros do discurso são compreendidos na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1992) e na execução da proposta teórico-metodológica de sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004), recorremos também à noção de Retórica, desde a antiguidade clássica até o surgimento da Nova Retórica presentificada nos estudos de Perelman e Tyteca (1996), que, na atualidade, foi assimilada pelos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977,1980, 1987). Também nos ancoramos no conceito de sequências textuais propostos por Adam (2011), assim como nos pressupostos que concebem a produção escrita como prática processual Flower e Hayes(1980); Serafini (2004); Passarelli (2001). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-açãoThiollent (1996), de abordagem de dados de natureza qualitativa, conforme estabelecem Bodgan e Biklen (1996). Como cenário da investigação, elegemos uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza-Ce. Como participantes da pesquisa temos a professora de Língua Portuguesa e os alunos que compõem a turma de 9º ano. A aplicação da sequência didática possibilitou-nos observar que os alunos passaram a escrever artigos de opinião mais elaborados, com níveis de argumentação mais significativos, conseguindo, inclusive, se posicionar de forma mais reflexiva e crítica diante de questões sociais discutíveis. Além disso, ao defendermos o argumentar como ação linguística de maior importância, acreditamos que, por meio da intervenção proposta, conseguimos contribuir para que os alunos envolvidos tivessem a oportunidade de exercer os papéis sociais do argumentar e contra-argumentar por meio da adoção de uma postura pró-ativa e ética em seus textos.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo à Instituição - JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA - UERN