Banca de DEFESA: FRANCINALDO APRIGIO DOS SANTOS

DISCENTE : FRANCINALDO APRIGIO DOS SANTOS
DATA : 13/12/2016
LOCAL: Campus de Currais Novos - Sala 07

UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura. Gêneros Textuais. Crônica. Sequência Didática. Produção Textual.

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica elaborada com o intuito de incentivar os alunos do Ensino Fundamental II (EF-II), especificamente, do 9º ano, a apreciarem a leitura e discorrerem sobre ela, uma vez que a maioria deles, nessa etapa do Ensino Básico, não gosta de ler e, consequentemente, apresenta dificuldade na compreensão e produção de textos. Dessa forma, a pesquisa procura elaborar algumas intervenções no sentido de minimizar essa problemática com a aplicação de estratégias pedagógicas direcionadas a leituras através de Sequências Didáticas (SD), utilizando como recursos metodológicos alguns gêneros textuais, dando maior enfoque ao gênero crônica, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (2001) sugerem um trabalho com gêneros literários privilegiados para a prática de leitura e escrita de textos. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo, de forma geral, refletir sobre as dificuldades de leitura e compreensão de textos pelos alunos do EF-II, além de investigar como o gênero textual crônica pode favorecer ao desenvolvimento da competência leitora do aluno, através de atividades diversificadas. Para isso, fundamentamo-nos em referenciais teóricos direcionados à leitura e a produção do texto em Koch (2009), que focaliza a importância da interação autor-texto-leitor e de Antunes (2009), dentre outros que enfatizam os gêneros textuais como ponto de partida para o ensino da língua materna e a aquisição do processo da leitura e compreensão de textos; Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) sobre os gêneros na interação social; Dolz e Schneuwly (2004) que defendem uma proposta de ensino-aprendizagem centrada nos gêneros textuais, considerando a linguagem um instrumento de construção do conhecimento. Ainda, podemos mencionar Solé (1998) que afirma ser possível utilizar diversas estratégias de leitura em sala de aula, tornando-a um recurso essencial à aquisição do conhecimento. Quanto à metodologia, nossa pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, com base na teoria de Triviños (1987) que ver esse tipo de pesquisa como um processo o qual se desenvolve em interação dinâmica, reformulando-se constantemente. Foi a partir dessa reformulação que chegamos à construção de um livro intitulado Crônicas do mundo (in)real: o cotidiano na narrativa literária a partir das produções escritas pelos alunos. Produto esse não previsto no início dessa dissertação, porém delineado entre professor e alunos em sala de aula de Língua Portuguesa, através de oficinas envolvendo SD. Nesse sentido, concluímos que é necessário elaborarmos estratégias e intervenções pedagógicas que enfoquem os gêneros textuais dentro da concepção de linguagem como atividade interacional tanto de caráter linguístico, como de caráter sociocognitivo. Além disso, a prática de ensino de Língua Portuguesa, com os gêneros textuais, especificamente, a crônica como narrativa literária, pode ser um facilitador para o aperfeiçoamento da leitura e da sua compreensão, visto que é possível ampliar o conhecimento do aluno em relação às características estruturais, linguísticas e sociodiscursivas de determinados gêneros. Como também, proporciona o educando a refletir sobre a adequação dos elementos da língua ao texto, à situação de produção e à funcionalidade de um gênero específico como prática social e comunicativa.

Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS