Banca de DEFESA: RENO RODRIGUES

DATA : 23/11/2016
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

O TEXTO JORNALÍSTICO NA SALA DE AULA: LEITURA E COMPREENSÃO DE CHARGES

PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Texto Jornalístico. Charge. Multimodalidade. Leitura.

Os gêneros da esfera jornalística apresentam uma grande relevância social e sua circulação ocorre de forma bastante ampla, inclusive no interior de outros domínios discursivos, como acontece na escola. Os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa recomendam um trabalho com gêneros argumentativos desta esfera de circulação, para quem o seu domínio é de fundamental importância para a efetiva inserção nos meios sociais. Dessa forma, nossa pesquisa desenvolveu uma ação didática em uma turma do Ensino Fundamental II a partir do gênero textual charge. Para isso, utilizamos o modelo de sequência didática proposto por Schneuwly e Dolz (2013). A escolha do presente gênero como objeto de estudo partiu dos próprios alunos participantes desta pesquisa, isso após a aplicação de um questionário. A nosso ver, o gênero charge atende aos propósitos desta pesquisa, visto que se trata de um enunciado multimodal, cuja linguagem híbrida e atraente comumente instiga o imaginário do leitor e também por se tratar de um gênero de caráter argumentativo, cuja leitura poderá ampliar a capacidade crítica do aluno. Assim, temos como objetivo propor estratégias de leitura que possibilitem aos alunos a efetiva compreensão do gênero textual charge. O corpus desta pesquisa diz respeito a um universo razoável de charges do cartunista Rodrigo Brum Machado, as quais foram trabalhadas nas oficinas de leitura e compreensão como também serviram de ancoragem para associar o referencial teórico adotado nesta pesquisa. Nosso trabalho se insere na área de estudos da Linguística Aplicada e a abordagem metodológica adotada baseia-se em uma pesquisa qualitativa-interpretativista, com foco na pesquisa-ação, em que aplicamos junto aos alunos uma Sequência Didática (SD). Ao desenvolvermos os módulos da SD, adotamos como referência alguns dos elementos propostos por Antunes (2013) para o trabalho com o texto em relação aos seus aspectos globais, como o universo de referência, a unidade semântica (temática), o propósito comunicativo, a relevância informativa e as relações com os outros textos. Uma de nossas questões de pesquisa trouxe reflexão sobre a dificuldade leitora que os nossos alunos apresentam frente aos gêneros constituídos pela multimodalidade. No entanto, o trabalho com o gênero charge proporcionou aos participantes alguns benefícios, embora ainda incipientes, no que concerne ao desenvolvimento de suas capacidades de leitura crítica em relação ao texto constituído por mais de um modo de representação.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO