Banca de DEFESA: CLAUDIA JACINTO DE MEDEIROS SANTOS

DISCENTE : CLAUDIA JACINTO DE MEDEIROS SANTOS
DATA : 01/11/2016
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

A LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA:

Uma proposta para o ensino de leitura literária

Leitura literária.  Literatura popular. Ensino. Letramento literário

Este estudo apresenta uma proposta de ensino de  leitura literária na sala de aula de uma turma do sexto ano, do Ensino  Fundamental. Nele, tivemos por objetivo verificar a pertinência da utilização da literatura popular em sala de aula, como estratégia para promover a melhoria da formação leitora dos educandos. Considerando que a linguagem da poesia popular convive com as outras formas do dizer poético, como o erudito por exemplo,  essa convivência é instigadora e propícia para que aconteça o letramento literário dos alunos. Existem ainda, contextos do aprendizado de leitura onde é negado aos alunos a interlocução com o literário de forma prazerosa e lúdica. Isso afeta negativamente  seu comportamento leitor, acarretando o desinteresse e o desconhecimento da literatura, levando a um quadro de inaptidão à compreensão leitora, especificamente a linguagem da literatura popular. A partir desta problemática a pesquisa foi desenvolvida sob o formato metodológico da pesquisa-ação Thiollent (2011). Na intervenção as atividades foram desenvolvidas através de oficinas de leitura, sugeridas pelos estudos do letramento literário de Cosson(2007) e  Pinheiro (1995) e Pinheiro e Marinho (2012) para tratar dos estudos do poema de cordel em sala de aula. Ainda teve os aportes teóricos de Candido (1995), quando afirma sobre o direito ao bem cultural, que é a literatura, pois esta humaniza. Buscoamos em Moisés (2012) o referencial para tratar da poesia e o seu encantamento na sala de aula; tratando da leitura e seu ensino, Zilberman (2008) e, sobre a literatura popular, as leituras de Luyten (1992). Esses  foram os referenciais teóricos que serviram para sustentar as reflexões e questionamentos surgidos no processo da pesquisa-ação. A professora e também pesquisadora foi participante junto com seus alunos em busca da solução e/ou possíveis respostas para sanar o problema da deficiência do letramento literário. Os resultados dessa ação interventiva apontam para a eficácia e pertinência do uso das oficinas de leitura desenvolvidas, uma vez que estas sinalizaram de forma positiva para a aproximação, compreensão e fruição do texto de linguagem literária, erudita e de raiz popular.

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Externo à Instituição - MARIA ELIZA FREITAS DO NASCIMENTO - UERN
Notícia cadastrada em: 19/10/2016 19:08