Banca de DEFESA: ANTONIO JOEL DA SILVA COSTA

DATA : 01/11/2016
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

ESCRITA ORTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavras-chave: Ortografia. Erros Ortográficos. Ensino. Intervenção.

A ortografia da Língua Portuguesa é um aspecto que visa a padronização da escrita, pois facilita a leitura e melhora a comunicação entre os usuários. Por isso, defendemos a ideia de que o usuário deve se apropriar desse modelo de escrita convencionalizado e considerado de maior prestígio em nossa sociedade. Desse modo, é papel da escola propor aos alunos situações que os aproximem mais da ortografia da Língua Portuguesa. Erros de escrita são comuns nos primeiros anos de escolaridade, além disso, temos observado, enquanto professor de língua materna, é que esses erros se estendem para além dos anos iniciais do ensino fundamental. Diante disso, voltamos nossa atenção para esses erros ortográficos, procurando compreender quais são as maiores incidências, suas causas principais, que critérios utilizarmos para identificá-los e o que podemos fazer para que nossos alunos superem ou minimizem esses problemas de escrita. Para isso, diagnosticamos os principais erros ortográficos cometidos por alunos do 7° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública estadual de ensino de Currais Novos-RN. Utilizamos uma metodologia que agregou aspectos quantitativos os quais nos dão conta dos vários erros cometidos pelos alunos, obtidos através de textos espontâneos com base num modelo de análise a partir de teóricos como Morais (2006), Cagliari (2009b), Zorzi (1998) e Oliveira. Já os aspectos qualitativos se referem à análise e discussão dos dados bem como às propostas de ensino-aprendizagem elucidadas nas atividades de intervenção desenvolvidas durante a pesquisa-ação. Os resultados das análises demostraram uma grande incidência de erros ligados à marca da oralidade na escrita. As intervenções foram eficazes, pois os alunos conseguiram alcançar os resultados esperados. Em síntese, percebemos que o ensino de ortografia pode trazer contribuições importantes quando trabalhado de forma reflexiva e interativa. Finalmente, esperamos que nosso trabalho contribua para o ensino de ortografia, auxiliando alunos e professores de Língua Portuguesa.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO