Banca de DEFESA: MARIA MARLENE DOS SANTOS

DATA: 25/04/2016
LOCAL: BLOCO B - SALA 01

FACEBOOK:UM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DA LEITURA

Palavras-chave: Ensino de leitura. Facebook. Gêneros multimodais.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Nas últimas décadas, as pesquisas que envolvem o ensino de leitura vêm apresentando resultados poucos satisfatórios, haja vista que a escola vem falhando na sua função de formar leitores. Tudo isso se deve ao fato de que os alunos têm apresentado um alto grau de desmotivação ao se deparar com as atividades de leitura, além de estarem inseridos em uma sociedade na qual predomina a tecnologia que os envolve e os motiva. Dessa forma, os avanços tecnológicos acabam gerando uma relação de dependência e necessidade de uso, fazendo com que as pessoas busquem as tecnologiascomo uma espécie de sobrevivência. Nessa perspectiva, realizamos uma intervenção pedagógica sobre o ensino de leitura, tendo como ferramenta o “Facebook, tendo em vista que o uso desse aparato tecnológico já faz parte do dia-a-dia dos alunos. Desse modo, acreditamos que esserecurso didático servirá paraestimulá-los a ler, criando assim um hábito constante na vida cotidiana e escolar do aluno. Para tanto, elegemos como objetivo proporsituações concretas para o uso do Facebook, apresentando os gêneros discursivosmultimodais que circulam neste meio virtual, motivando os alunos a ler a partir de algo que seja do seu interesse. A pesquisa está inserida na Linguística Aplicada, centrando-se no ensino da leitura numa concepção dialógica/interativa da linguagem, nos gêneros discursivosmultimodais, na multimodalidade, no letramento digital, nos hipertextos e nas Tecnologias de Informação e Comunicação,levando em consideração a leitura como uma prática social. Foram tomados como referenciais os PCN (1998), Solé(1998), Koch (2009, 2013), Dionísio (2005), Kress e Van Leeuwen (2004), Garcez (2001), Silva (1992), Kleiman (2000, 2002), Marcuschi e Xavier (2004), Ribeiro (2013), Silva (2004), Nutall (2003), Grellet (1981), Aebersold e Field (1997), Bakhtin (2011), Marcuschi (2001, 2008) e outros. Metodologicamente, encontramos respaldo em alguns princípios da pesquisa-ação, tendo em vista que se ajusta ao propósito de realizar uma intervenção, cujo o objetivo é minimizar as dificuldades que interferem no desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO