Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA ANÁLIA DE ARAÚJO

DATA: 11/03/2016
LOCAL: BLOCO B - SALA 01

O TEXTO LITERÁRIO COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Palavras-chaves: Escrita. Leitura. Literatura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Ensinar dentro de um processo dinâmico e significativo é um grande desafio que, na realidade, é mutante, e o que se apresenta como desafiador hoje, amanhã já se impõe com outra formatação, requerendo um procedimento diferenciado para a sua superação.  O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído o mais relevante de todos os desafios dentro da ação educativa escolar. Tanto que, grande quantidade dos estudantes está concluindo o Ensino Fundamental com graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Existem pesquisas que confirmam essa realidade e, na prática profissional, professores se deparam com esse problema, que lhes parece não ter solução; uma vez que já se faz presente ao longo de muitos anos. Não é novidade para nenhum educador essa realidade caótica de falta de sentido no aprendizado, que aparece como sintoma de uma forma de ensino mais comprometido com os conteúdos padronizados no currículo institucionalizado, do que em construir uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. A pretensão do estudo que aqui se apresenta é propor a leitura literária como meio de construção dessa ponte entre a vida real e os sonhos, entre a educação e o aprendizado dos conteúdos, favorecendo a articulação e o compartilhamento dos conhecimentos, ao aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos textos literários; gerando oportunidades para superar as limitações do ato de bem escrever, para permitir uma melhoria nos mecanismos de escrita, para a conquista da autonomia na aquisição dos conhecimentos da Língua-mãe.  A relevância de tal estudo se justifica, pelo fato de estar cientificamente comprovado que a leitura é um meio para facilitar a escrita e que a literatura nos proporciona um envolvimento muito peculiar com o mundo através das palavras, que esse envolvimento favorece a compreensão da vida e que tal compreensão proporciona ao leitor uma sensação iluminada e criativa. Ora, nessa perspectiva, essa pesquisa tem como propósito reconhecer que o processo de escrita se torna mais completo e dinâmico, se vinculado à leitura de obras literárias. A metodologia utilizada será a da pesquisa-ação, através da qual será realizado um mapeamento da atual situação do alunado, detectando a sua relação com a literatura. Em seguida, lhes serão apresentadas, de forma mais diversificada e inovadora, algumas obras literárias. Esta ação deverá estimular e facilitar a escrita dos aprendizes envolvidos no processo, conduzindo-os a um patamar mais elevado, no que se refere à apropriação da escrita.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES