REFERENCIAÇÃO (“A AÇÃO DE REFERIR”): UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Referenciação; processo anafórico; ensino
Esta pesquisa trata da referenciação com ferramenta à construção do sentido do texto. Nessa perspectiva, as etapas a serem seguidas serão aplicações de sequências didáticas abordando o artigo de opinião como gênero de experiência com texto dissertativo/argumentativo, onde se possam diagnosticar os problemas encontrados a cerca do uso da referenciação e orientar um trabalho com esses elementos. Assim sendo, definimos uma pesquisa-ação como proposta, já que estamos interessados em trabalhar com atividades que busquem minimizar o problema da produção textual escrita dos alunos. Nossa pesquisa apoiar-se-á em conceitos teóricos sob o ponto de vista de autores que abordam os fenômenos referenciais enquanto práticas discursivas resultantes da articulação entre a linguagem e a realidade. Entre esses autores estão Mondada e Dubois (2003), Koch (2005), Travaglia (1992), Marcuschi (2005), Cavalcante (2012), Costa Val (1999). Dessa forma, tentaremos minimizar as dificuldades que observamos na escrita dos alunos, analisando em seus textos o uso, ou não, dos elementos responsáveis pela referenciação, a saber, a anáfora direta ou correferencial, anáfora indireta, anáfora encapsuladora e a catáfora, de modo a propiciar que esses alunos possam utilizá-los de forma adequada. Esperamos que através da nossa proposta possamos propiciar a compreensão do processo de referenciação, haja vista que o domínio e utilização dos elementos desse mecanismo vão incidir na construção de sentidos nas suas produções.