Banca de QUALIFICAÇÃO: JANE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANE MEDEIROS
DATA: 07/03/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 02 do bloco A - Campus de Currais Novos
TÍTULO:

A Responsabilidade Enunciativa no gênero discursivo Crônica


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Textual dos Discursos; Linguística Textual; Responsabilidade Enunciativa; Gêneros discursivos; Crônica. 


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A Análise Textual dos Discursos, segundo Gomes (2014, p, 23), “é uma abordagem teórica, metodológica e descritiva de estudo do texto proposta por Jean-Michel Adam no âmbito da Linguística Textual e se propõe a estudar a produção co(n)textual de sentido fundamentada na análise de textos concretos”. Gomes (2014) destaca, ainda, que a proposta de Adam (2011) busca a compreensão do texto a partir de sua materialidade discursiva, considerando o estudo de determinados níveis ou planos de análise. Nessa pesquisa, deter-nos-emos no nível sete de Adam (2011) e propomos estudar o fenômeno da Responsabilidade Enunciativa no gênero discursivo crônica. Assim, é nosso objetivo verificar como se manifesta o fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo crônica, tomando como objeto de análise quatro crônicas escolhidas da coleção ‘Para gostar de Ler’, do ano de 2003. Do ponto de vista metodológico, nossa investigação apresenta dois momentos. O primeiro se refere à análise do fenômeno da Responsabilidade Enunciativa no gênero discursivo escolhido. O segundo momento é marcado pela aplicação de uma pesquisa-ação, que, segundo Tripp (2005), se constitui em um tipo de investigação-ação que busca a solução de problemas seguindo um ciclo de quatro etapas, a saber: 1) planejar uma melhora da prática; 2) agir para implantar a melhora planejada; 3) monitorar e descrever os efeitos da ação; 4) avaliar os resultados da ação. Nesse segundo momento, objetivamos apresentar um produto que será a elaboração de uma sequência didática para o trabalho com a Responsabilidade Enunciativa a partir do gênero discursivo crônica. Do ponto de vista teórico, amparamo-nos em autores como Adam (2011), Gomes (2014), Marcuschi (2008), Fávero e Koch (2005), Sá (1987), Mussalim e Bentes (2010) dentre outros. Esperamos que o presente trabalho contribua para o ensino da Língua Portuguesa, proporcionando ao aluno um avanço no desenvolvimento da sua competência leitora, melhorando sua criticidade e seu posicionamento frente ao texto. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 29/02/2016 15:22
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