Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA CLEIDE ARAUJO DE ALMEIDA

DISCENTE: JOSEFA CLEIDE ARAUJO DE ALMEIDA
DATA: 02/03/2016
LOCAL: Sala 7 Bloco B

O USO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS DE OPINIÃO: uma intervenção com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental.

Linguística textual. Semântica Argumentativa. Sequência didática. Artigo de opinião. Operadores argumentativos

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica cujo objetivo é fazer com que os alunos do 9º ano, de uma escola pública do município de Parnamirim/RN, produzam artigos de opinião articulando melhor seus argumentos por meio de operadores argumentativos, orientando-os para uma conclusão uma vez que percebemos carência, repetições e até mesmo usos inadequados desses elementos linguísticos, nos textos dos alunos. Por isso, apoiados em aportes teóricos da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa, desenvolvemos uma proposta de trabalho para o estudo dos operadores argumentativos, utilizando sequências didáticas fundamentadas na proposta de Schneuwly e Dolz (2004). Assim, a partir de técnicas e de recursos didáticos que estimulem os alunos à prática da produção textual, fazendo uso de recursos da língua para tecer de modo coeso e coerente o texto, procuramos intervir através de sequências de atividades utilizando o gênero textual artigo de opinião, por ser este de caráter fundamentalmente argumentativo. Dessa forma, fundamentamo-nos, dentre outros, em referenciais teóricos da semântica argumentativa de Oswald Ducrot, o qual utiliza as noções básicas de escala argumentativa e classe argumentativa para explicar o funcionamento desses operadores nos textos; da análise de textos e estudo do discurso como Koch (2011), defensora de que o ato linguístico fundamental é o ato de argumentar; Fávero e Koch (2012) que apresenta uma visão panorâmica desse recente ramo da ciência da linguagem; Marcuschi (2008) que postula uma linguagem centrada na perspectiva da sociointeração e da sociocognição, e Antunes (2010) ao reforçar a prática de análise de textos privilegiando aspectos da sua textualidade. Assim sendo, por meio do procedimento de sequências didáticas, com atividades pedagógicas organizadas sistematicamente, com base em um gênero textual, esperamos reduzir as dificuldades dos alunos no uso dos operadores argumentativos, para que nos textos por eles produzidos, seja estabelecida uma relação lógico-semântica entre os enunciados, pois o importante para a competência comunicativa é empregar adequadamente os operadores argumentativos interligando os segmentos do texto, de forma a deixar clara a pretensão do autor cuja meta final é o convencimento de seu público alvo.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO