Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLÚCIO MEDEIROS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERLÚCIO MEDEIROS DE ARAÚJO
DATA: 01/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 7 Bloco B
TÍTULO:

O livro didático e o ensino de gramática na escola: uma proposta de superação de limites


PALAVRAS-CHAVES:

Gramática. Língua Portuguesa. Ensino. Livro didático


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O ensino de gramática na escola tem sido objeto de interesse de muitos estudiosos da linguagem e de docentes. Este trabalho, fundamentado em Bakhtin, que concebe a língua como uma prática dialógica, e a partir da observação de dificuldades encontradas na prática docente de língua portuguesa, pretende tecer algumas reflexões sobre os parâmetros do ensino da gramática via livro didático, especificamente, na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros – Ipueira - RN. No presente estudo, serão observadas as contribuições e implicações do livro didático Português Linguagem para o ensino gramatical e, a partir de dados concretos, confrontar tais colaborações com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Nacionais e em contribuições de teóricos como Antunes (2003), Neves (2003) Possenti (1996), Traváglia (2009), Bagno (2001) entre outros. Essencialmente, destacam-se os conceitos, a importância e a aplicação da gramática nas aulas de língua portuguesa. O trabalho se propõe, pois, a fazer uma investigação, no tocante ao ensino de gramática, explicitando a proposta constante do livro didático abordado. Procura ainda discutir a relevância de um trabalho reflexivo com a gramática na sala de aula. Pretende-se, para tanto, analisar que perspectivas e que práticas foram incorporadas no que concerne ao ensino da gramática da língua materna e quais caminhos seguir para um ensino que priorize uma visão dinâmica da língua, trabalhando as categorias gramaticais como elementos que dão suporte à significação dos enunciados em situações concretas de uso. Assim, num primeiro momento, o estudo se propõe a analisar o livro didático Português Linguagem para explicitar a proposta de ensino de categorias gramaticais ali presentes. Num segundo momento, será eleito um tópico gramatical específico a ser trabalhado em sala de aula atendo-se estritamente à proposta do livro e, logo em seguida, será retrabalhando de modo contextualizado e ampliado a partir de uma sequência didática. Pretende-se mostrar, não apenas os limites do livro didático, mas como é indispensável a interferências do professor na complementação de tais propostas, visando à superação de lacunas naquele existentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Notícia cadastrada em: 24/02/2016 14:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao