Banca de DEFESA: JAÉCIA BEZERRA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAÉCIA BEZERRA DE BRITO
DATA: 14/07/2015
HORA: 15:00
LOCAL: CERES - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

LITERATURA: O ESPAÇO DA CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO IDENTITÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Identidade. Poesia afro-brasileira. Escola. Ensino. Resgate. Relações rizomáticas. Valorização. 


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Esta pesquisa objetivou apontar caminhos para a mudança de conceito que os alunos, de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, na cidade de Acari-RN, têm de si mesmos, do seu meio cultural e de sua capacidade de produção poética. Ademais, faz referência às desigualdades sociais no Brasil, utilizando como eixo motivador a leitura da obra poética de Conceição Evaristo referente à memória, luta e valorização dos afrodescendentes. Os aportes teóricos sobre o sócio-interacionismo, a poesia, poesia na escola e sequência didática colaboram para afirmar que o aluno da escola pública em seu discurso revela influência do meio familiar, sociocultural, mas também do meio educacional, bem como os primeiros sinais de sentimento nacional: de uma maioria excluída. O seu fazer poético encontra raízes no meio sociocultural e geográfico, que inicialmente, denota revolta, porém, com o reconhecimento das contribuições das classes desfavorecidas para a construção do nosso país, o aluno apresenta outros temas, como o do mestiço, o da identificação com a África e o do orgulho por sua origem, memória e cultura. Dessa forma, se confirma as relações rizomáticas entre as duas realidades. A escolha da pesquisa interventiva, numa confluência com a pesquisa-ação e a pesquisa participante se deve ao fato de que a troca de experiência numa investigação científica é rica e significativa. Com a utilização de uma sequência didática, que tem como eixo o sentir poesia, o analisar textos e o fazer poesia, o aprendiz é conduzido para as janelas de percepção do universo contido nesse gênero literário, que é uma ferramenta comunicativa que oferece inúmeras probabilidades de expressão, de conhecimento do outro e reconhecimento de si.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Externo à Instituição - FRANCISCA ZULEIDE DUARTE DE SOUZA - UECG
Notícia cadastrada em: 05/07/2015 15:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao