Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA NADJA OLIVEIRA DE MEDEIROS GALVÃO

DISCENTE: MÁRCIA NADJA OLIVEIRA DE MEDEIROS GALVÃO
DATA: 20/08/2014
LOCAL: SALA 7 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA DE COMO TRABALHAR COM OS GÊNEROS TEXTUAIS.

Leitura. Produção de texto. Gêneros discursivos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Como sabemos, as práticas sociais de linguagem são mediadas por instrumentos culturais, históricos e sociais, ou seja, por gêneros textuais empregados em cada esfera da sociedade. Por isso, tomá-los como objeto de ensino e aprendizagem, poderá incentivar os alunos a ler mais e, assim a melhorar sua produção escrita. Desse modo, por ser a escola uma das esferas sociais mais atuantes nas práticas sociais da linguagem, é que justificamos a utilização de gêneros textuais como facilitadores para o ensino e aprendizagem da língua materna. Com isso, se a escola investe no ensino dos gêneros estará desenvolvendo a apropriação dos usos da língua, como prática social discursiva. Outra razão, que não poderíamos deixar de lado, é a questão da relevância desse estudo, porque não observamos na literatura atual estratégias consistentes que venham melhorar a escrita de alunos do ensino fundamental. A partir disso, temos como objetivo principal trabalhar com os gêneros na esfera escolar no sentido de incentivar o discente a ter uma postura mais reflexiva em relação à língua e aos seus usos, enquanto práticas sociais discursivas. Assim, ao analisar as formas estruturais dos gêneros estamos refletindo sobre a adequação dos elementos da língua, à situação de produção que determina a funcionalidade de um gênero específico e sua utilização como prática social da linguagem.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Externo ao Programa - 1675070 - JOSE LUIZ FERREIRA