Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MARLENE DOS SANTOS

DATA: 22/08/2014
LOCAL: SALA B 07

FACEBOOK:UM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DA LEITURA

Palavras-chaves: Ensino de leitura. Facebook. Os gêneros discursivos/multimodais.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Nas últimas décadas, as pesquisas que envolvem o ensino de leitura vêm apresentando resultados poucos satisfatórios, o que nos permite vislumbrar que a escola vem falhando na sua função de formar leitores proficientes. Tudo isso se deve ao fato de que os alunos têm apresentado um alto grau de desmotivação ao se deparar com o ensino da leitura,  como também estão inseridos em uma sociedade na qual predomina a tecnologia. Sabemos que nesse contexto o domínio e habilidades da leitura são condições essenciais para que possam enfrentar as exigências da contemporaneidade que aponta para uma sociedade de informações onde poucos detêm o poder de se informar. Além disso, ressaltamos que, atualmente, a sociedade vem sofrendo mudanças devido aos avanços tecnológicos que acabam gerando uma relação de dependência e necessidade de uso de tecnologias, fazendo com que as pessoas busquem estes avanços como uma espécie de sobrevivência nesta sociedade. Nessa perspectiva, realizamos um estudo sobre o Facebook: como um suporte tecnológico para o ensino da leitura, procurando observar se esse suporte como ferramenta tecnológica e fazendo parte do dia a dia dos alunos consegue estimulá-los a ler, criando assim um hábito constante na vida cotidiana e escolar do aluno. Para tanto, elegemos como objetivo proporcionar situações concretas para o uso do Facebook, apresentando os gêneros discursivos/multimodais que circulam neste meio virtual, estimulando os alunos a ler a partir de algo que seja do seu interesse. A pesquisa está inserida na Linguística aplicada, centrando-se no ensino da leitura numa concepção dialógica/interativa da linguagem, nos gêneros discursivos/multimodais, na multimodalidade, no letramento digital, nos hipertextos e nas TIC, levando em consideração a leitura como uma prática social. Foram tomados como referenciais os PCN (1998), Solé (1998), Koch (2009), Garcez (2001),  Silva (1992), Kleiman (2000- 2002), Marcuschi; Xavier (2004), Ribeiro (2013), Silva (2004), Nutall (2003), Grellet (1981), Aebersold; Field (1997), Bakhtin (2011), Marcuschi (2001-2008) e outros. Metodologicamente, respaldamo-nos em princípios da pesquisa-ação, com subsídios de inspiração etnográfica. Para consecução dos objetivos propostos realizamos uma coleta de dados sobre os alunos que subsidiou a intervenção pedagógica a partir da elaboração e execução de uma sequência didática, utilizando o suporte tecnológico facebook como uma possibilidade de melhoria das ações didáticas para o ensino da leitura.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS